O projeto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que testará a banda larga fixa com ajuda de voluntários recebeu 11 mil inscrições em apenas um dia, sendo que na primeira fase precisará de 12 mil usuários, informou ontem a agência reguladora.
O teste englobará as empresas com mais de 50 mil assinantes: Oi, Net, Telefônica/Vivo, GVT, Algar (CTBC), Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom. Não há prazo para o cadastro de voluntários. Funcionários das empresas analisadas não poderão participar.
Cada voluntário receberá, gratuitamente, um medidor de parâmetros de qualidade para avaliar os planos de banda larga oferecidos pelas operadoras. A Anatel planeja divulgar os primeiros resultados em dezembro deste ano.
A expectativa do governo é que essa medição aumente a concorrência entre as empresas operadoras de telefonia, force uma potencial redução nos preços da internet fixa e dê mais embasamento para o usuário escolher a prestadora de serviço.
“Precisamos dessa base de dados para atuar efetivamente na fiscalização”, afirmou o conselheiro da Anatel Jarbas Valente. Segundo ele, houve muitas reclamações de usuários quanto aos serviços prestados na banda larga fixa e as garantias das empresas de fornecer apenas 10% da velocidade nominal contratada são insuficientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário