terça-feira, 28 de agosto de 2012

Folha: Ministério das Comunicações estuda usar nova faixa do 4G antes de 2016



O ministro Paulo Bernardo (Comunicações) disse nesta segunda-feira (27) que o uso da faixa de 700 MHz para a banda larga móvel 4G (quarta geração) pode acontecer antes de 2016, prazo inicialmente esperado.

O uso efetivo da faixa de 700 MHz nos grandes centros urbanos estava prevista apenas para julho de 2016, quando será completada a transição da TV analógica para a digital. É preciso esperar a transição porque a faixa é de uso exclusivo das TVs abertas, que a utiliza para transmissão de sinal (do canal 2 ao 69).

O ministro Paulo Bernardo (Comunicações) 

Hoje, 90% das residências do país têm aparelhos analógicos que recebem o sinal da TV aberta pela faixa de 700 MHz.

Ontem, Paulo Bernardo voltou a confirmar que o leilão da faixa deve ser realizado no segundo semestre de 2013, mas revelou que seu uso para o 4G pode ser adiantado em algumas localidades do país.

TRANSIÇÃO ADIANTADA

"Numa cidade como São Paulo, a digitalização da transmissão está muito adiantada. Por isso, discutimos na semana passada a possibilidade de flexibilizarmos o prazo de 2016, que ainda precisará do aval da presidente Dilma Rousseff", disse o ministro. "O sinal analógico pode ser apagado antes em alguns locais."

Ele disse que a mudança poderia ser útil também para evitar uma corrida às lojas do país inteiro, em busca das TV digitais, quando o prazo final de transição estiver próximo. "A partir de 2013 algumas localidades podem ter o fim do sinal analógico, mas em hipótese nenhuma faremos isso nas regiões onde existe um número representativo de famílias com TVs analógicas."

DESONERAÇÃO DA TV

Paulo Bernardo disse que vai apresentar uma proposta de desoneração da TV digital ao Ministério da Fazenda, tanto para o receptor como para os aparelhos de transmissão.

Segundo o ministro, hoje uma retransmissora de sinal digital envolve um investimento de, no mínimo, R$ 500 mil.

2,5 GHZ VS. 700 MHZ

A banda larga 4G de 700 MHz é mais eficaz que a leiloada pelo governo em junho (2,5 GHz), pois cobre maior área e demanda menos uso de antenas.

Essa faixa de frequência já está sendo operada nos EUA e na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário