sexta-feira, 17 de agosto de 2012

IDG Now!: Base cresce, mas apenas 16% dos brasileiros têm smartphone


Número revela o quão distante o País ainda está dos números em países desenvolvidos, onde cerca de metade dos telefones são considerados 'inteligentes'

Pesquisa Target Group Index, do Ibope Nielsen, aponta que 84% da população das 11 principais regiões metropolitanas do Brasil possui celular; destes, 16% tem smartphones. O número revela o quão distante o País ainda está dos números em países desenvolvidos, onde cerca de metade dos telefones são smartphones.

Pelo menos 14% dos entrevistados disseram ter mais de um smartphone. Quanto à forma de conexão, quase 80% acessam via rede Wi-fi, seguida da 3G. Sobre o tipo de plano, 53% dizem ser pré-pago e 47%, pós-pago. No total, 49% dizem que a internet é para uso exclusivamente pessoal, 6% somente profissional e 45% para ambos. 

O estudo também apurou em quais situações os entrevistados acessam a internet no celular. Um grupo crescente da população, que tem necessidade de estar conectado a qualquer hora e em qualquer lugar, faz uso deste serviço tanto para “ganhar tempo” como para “ocupar o tempo”. A maioria - 84% dos pesquisados - declarou acessar enquanto espera para ser atendida.


Já em relação aos conteúdos acessados, além do email, os sites de busca e as redes sociais são os preferidos pelos entrevistados.

Segundo Fabia Juliasz, diretora de novos negócios e relações societárias do Ibope, ainda existem desafios para o aumento da base de usuários, como a qualidade no serviço e custo do acesso para o consumidor final. “A medição é fundamental para a inclusão de mobile no planejamento de mídia e, consequentemente, para o crescimento deste mercado baseado em métricas transparentes e de qualidade”, complementa.

O estudo é fruto de pesquisa online realizada entre 25 de abril e 2 de maio de 2012 sobre os hábitos relacionados à comunicação móvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário