Serviço de conexão sem fio poderá beneficiar mais de 1 milhão de usuários de instituições integrantes do projeto Eduroam
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP lança no dia 14 de agosto, durante o Fórum RNP, o Eduroam, serviço de conexão sem fio que permitirá acesso gratuito à Internet, em qualquer instituição de ensino e pesquisa do Brasil participante do projeto. O serviço poderá beneficiar mais de 1 milhão de usuários.
O eduroam é uma iniciativa internacional que oferece conexão sem fio gratuita através de Single Sign On (SSO) – ou seja, a utilização de uma única credencial (login e senha) para se logar - em instituições de ensino superior e pesquisa. O acesso também será permitido no exterior, em instituições cadêmicas que integrem a iniciativa.
Criado há dez anos, o eduroam é formado por centenas de instituições de ensino e pesquisa espalhadas pelo mundo. Atualmente, o serviço está presente em 54 países, estando a maior parcela na Europa, e possui 5.637 pontos de acesso. Na América Latina, Brasil e Peru são os únicos países integrados à iniciativa eduroam internacional.
Fórum RNP
A 1ª edição do Fórum RNP acontece de 14 a 16 de agosto, no Kubitschek Plaza Hotel, em Brasília. O evento debaterá a importância das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no desenvolvimento da educação e pesquisa no Brasil. Convidados nacionais e internacionais participarão da programação, que conta com mais de 30 plenárias e palestras.
O painel de abertura, com a presença de secretários do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, abordará o tema “Tecnologia na Educação: educação superior, computação e redes avançadas”. O objetivo é discutir a importância do campus universitário como o espaço de interação entre pesquisadores, professores, alunos, gestores e empresas.
“Nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento da educação, da pesquisa e da cultura através das TIC, estabelecendo um canal de comunicação e promovendo o debate entre os atores envolvidos, contribuindo para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos profissionais de TI”, afirma José Luiz Ribeiro Filho, diretor de Serviços e Soluções da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.
Inclusão digital, computação em nuvem, integração universidade-indústria, cidades digitais, tecnologias móveis de comunicação e segurança na rede são alguns dos temas que serão debatidos ao longo dos três dias do Fórum. Entre os palestrantes convidados já confirmaram presença Péter Szegedi da TERENA (Associação Transeuropeia de Ensino e Pesquisa), que falará sobre computação em nuvem nas redes acadêmicas européias. Na sessão plenária do dia 14, o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e fundador do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R.), Sílvio Meira, debaterá as possibilidades de ampliação da capacidade de inovação com o uso das TICs.
(*) Com informações da Assessoria de Comunicação da RNP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário