sexta-feira, 3 de agosto de 2012

INFO: 4 razões que levaram a Microsoft a matar o Hotmail



 

O Outlook vai matar o Hotmail


São Paulo - O Outlook.com, novo webmail da Microsoft, conquistou 1 milhão de usuários em apenas seis horas. O serviço foi aberto nesta semana ainda em versão preliminar e vai substituir o veterano Hotmail. O Outlook.com traz visual mais limpo que o de outros sites similares e integração com redes sociais e com os serviços da empresa na nuvem, como Messenger e Office Web Apps.

Na fase atual, a Microsoft não está tentando convencer os usuários do Hotmail a migrarem para o Outlook.com. Mas não há dúvida de que isso vai acontecer com o tempo. O Outlook.com é o novo Hotmail. E a migração é praticamente automática. Quem entra no novo serviço com nome de usuário e senha do Hotmail encontra, lá, suas mensagens e contatos do serviço antigo (também é possível voltar ao Hotmail clicando numa opção no menu).

Obviamente, a Microsoft poderia ter chamado o novo serviço de e-mail de Hotmail, mantendo a marca que está na web há mais de 15 anos. Por que ela decidiu matar esse nome e substituí-lo por Outlook? Veja quatro razões.

1 - O Google avançou - O Hotmail liderou o mercado durante anos, mas vinha perdendo terreno para o Gmail, do Google. Segundo dados da comScore (citados pelo site VentureBeat), em maio, o Hotmail era o número um, com 325 milhões de usuários. O Yahoo! vinha em seguida, com 298 milhões. E o Gmail ficava em terceiro, com 289 milhões.

Mas esses números não incluem os acessos feitos por meio de smartphones. E o Gmail conquistou um grande contingente de novos usuários graças ao sucesso do Android nos smartphones. No final de junho, durante o evento Google I/O, o Google divulgou que 400 milhões de dispositivos com Android já haviam sido ativados. No mesmo evento, a empresa anunciou que, somando todas as formas de acesso, o Gmail havia chegado a 425 milhões de usuários.

2 - O Hotmail virou relíquia - O Hotmail foi criado em 1996 pelos empreendedores Sabeer Bhatia e Jack Smith, ex-funcionários da Apple. Foi comprado pela Microsoft no ano seguinte. O webmail evoluiu nesses 16 anos, mas não o bastante. Ele começava a parecer antiquado numa era em que a internet móvel e as redes sociais dão o tom das inovações. A marca deixou de considerada "cool". E esse processo deve se acelerar agora que o Outlook.com está no ar.

Um endereço do tipo nome@hotmail.com passará a ser visto como uma relíquia dos anos 90. Para a Microsoft, era provavelmente mais fáicl recomeçar com uma marca que é nova na web (embora seja tradicional nos escritórios) em vez de tenhar reavivar o nome Hotmail.

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