sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Uol: Incrível saga de como um (famoso) jornalista de tecnologia achou seu iPhone roubado com a ajuda de um (famoso) blog de tecnologia


A história a seguir contém algumas pitadas de suspense e ação. Além de uma boa dose de humor. David Pogue, colunista do New York Times (leia aqui o último artigo dele), teve seu iPhone roubado durante uma viagem de trem. O fato, anunciado aos seus 1,4 milhão de seguidores no Twitter, ganhou atenção de um bom samaritano. No caso, Kyle Wagner, do blog Gizmodo.

Nós aqui do Gigablog (e UOL Tecnologia) começamos a acompanhar a história quando ela já tinha recebido a quinta (!!) atualização no Gizmodo. Há pouco, quando voltamos ao post, ele estava na 18ª atualização(!!!!!!!!). Rá!
Primeiro ato: Gizmodo entra em ação

O que o blog fez foi repassar o pedido de ajuda de Pogue (claro que há uma certa ironia no fato de o jornalista de tecnologia não sair atrás por conta prória do seu iPhone). Tudo começou com uma simples imagem de onde o aparelho estaria, tirada do aplicativo Find my iPhone.


Eles publicaram uma imagem do Street View do possível local onde o iPhone roubado estaria, uma escola em Maryland (mais tarde foi descartada). Depois, veio uma informação da Wikipedia sobre cidadezinha de Carmody Hills-Pepper Mill Village. Como assim? Pois é… (#rilitros)


Imagem do Find My iPhone mostra localização
aproximada do celular do Pogue

Mas aí a coisa ficou séria: o blog entrou em contato com a polícia do condado da cidade em questão para pedir ajuda para Pogue. Eles informaram, no entanto, que terceiros não poderiam comunicar um crime a respeito do iPhone de outra pessoa. O blog então contatou a polícia estadual de Maryland e enviaram o link que Pogue havia publicado com a localização aproximada do iPhone.

Pogue, por sua vez, entrou em contato com o Gizmodo, explicando em quais circunstâncias havia dado falta do iPhone. Disse que não tinha ideia de como aquilo havia ocorrido, mas que provavelmente o aparelho fora furtado do seu bolso em um momento de desatenção. Quem nunca?

A foto “correta” do local onde o iPhone poderia estar foi então publicada (essa no nosso post), após Pogue enviar um novo mapa. “Se David tentar recuperar o celular, deve proceder com extrema cautela; Carmody Hills-Pepper Mill Village tem o dobro de assassinatos que a média nacional”, escreveu Wagner (#rilitrosdenovo).

Segundo ato: mais um bom samaritano

Um policial local mandou uma mensagem para o blog OFERECENDO AJUDA. Ele perguntou se haveria como entrar em contato com Pogue. A ideia dele era poder ligar para o aparelho perdido enquanto estivesse perto do local, o que facilitaria (muito) as buscas.
Mais uma atualização do possível local onde estaria um iPhone GANHA UM GIF ANIMADO (#rilitrosdenovo).
Terceiro ato: iPhone é achado
Pelo Twitter, a assessora de imprensa do departamento de polícia do condado de Prince George informa que o iPhone de Pogue havia sido recuperado. A essa altura, o caso tinha até hashtag #poguephoneseriousemergency (#rilitros “trendando” aqui exponencialmente).

Pogue também tuitou. “Incrível. O departamento de polícia de Prince George recuperou meu iPhone”. Cinco horas depois do seu pedido de ajuda no Twitter. E da comoção gizmodística.

E eis que na 18ª atualização do blog, surge a foto dos policiais com o dito cujo na mão:


Policiais mostram o iPhone recuperado, em foto postada no Twitter pela assessora de imprensa do departamento de polícia de Prince George

A gente riu muito, claro. Mas também achou que há esperança na humanidade. E no mundo da tecnologia.

*Em tempo, aqui está o post do Pogue sobre a saga (em inglês). Lá ele conta que o aparelho foi achado num jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário