segunda-feira, 3 de setembro de 2012

INFO: Google+, fracasso ou incompreensão?




São Paulo - Estamos na era das redes sociais e da interconectividade: Facebook, Twitter, Tuenti. O conceito de web 2.0 domina agora a internet: onde antes havia um leitor, agora há um usuário; onde antes só se podia ler, agora se pode comentar e corrigir... E, dentro deste mundo, faltava para o Google cobrir o espaço das redes sociais, após comprar o YouTube, incorporar o Gmail como servidor de correio e desenvolver o Google Docs - agora Google Drive.

Dados divergentes - Por outra parte, a rede social do Google conta com cerca de 250 milhões de usuários, mas, segundo um relatório da "comScore" publicado por "The Wall Street Journal", o tempo médio que os usuários passavam na rede social era unicamente de três minutos por mês.

Ícaro Moyano, diretor de redes sociais do grupo Prisa Noticias, grande especialista neste campo e com uma larga experiência, analisa: "O Google+ é uma aposta e poderemos saber se é um deserto ou não, se o medirmos com mais tempo. É óbvio que até agora o Google+ não encontrou seu espaço na camada social da rede, mas também é evidente que conta com uma base de usuários descomunal com a qual estabelecer um diálogo que atenda a suas necessidades e expectativas".

Javier Arias, engenheiro sênior do Google+, vai na mesma direção: "Fixar-se em objetivos de que se conseguiu em uma semana não deixa de ser um dado anedótico para nós".

Melhor compreendido - O próprio Arias diz que, talvez, uma das principais causas das opiniões negativas sobre esta plataforma é que não se compreendeu ou não se soube explicar corretamente em que consiste o Google+: "Há uma falha quando as pessoas interpretam o Google+ , que é tentar vê-lo como uma rede social, tentar compará-lo com outras redes sociais, sem levar em conta que o Google+ é mais do que isso". Segundo ele explica à Efe, a plataforma não pode ser entendida como uma plataforma onde cada um compartilha o que quer, pelo menos não unicamente.

“Pretende-se unificar os diferentes serviços que a companhia pode oferecer em torno de uma plataforma que, por uma parte, permita afinar mais o comportamento de ferramentas como o buscador.

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