terça-feira, 11 de setembro de 2012

INFO: Rede social brasileira chega aos 12 mi de usuários


Por Gabriela Ruic, de Exame.com


Fabio Giolito: designer criou rede social em 2008.
We Heart It hoje tem mais de 12 milhões de usuários
e é dos EUA que vem a maioria dos acessos

São Paulo – Enquanto todas as atenções estavam voltadas ao fenômeno Pinterest, nos Estados Unidos, os brasileiros do We Heart It se mantiveram firmes e fortes construindo uma rede social que atingiu a marca de 12 milhões de usuários únicos por mês.

A rede já conta até escritório em São Francisco, o que, por si só, pode ser encarado como um sinal de que existem planos ambiciosos de crescimento. “Estamos em uma fase de estruturação do novo escritório e queremos aumentar a equipe nos Estados Unidos”, contou em entrevista para EXAME.com o fundador do We Heart It, o designer Fabio Giolito, sem revelar detalhes sobre possíveis investimentos.

A rede social surgiu em 2008, quando Giolito tinha apenas 21 anos. A ideia era atender sua própria necessidade de armazenar e organizar imagens que lhe serviam de inspiração. Desde então, o We Heart It se consolidou como um site popular e que hoje tem, em média, 800 milhões de pageviews por mês. Uma marca impressionante e que foi atingida em âmbito global. “O maior número de acessos vinha do Brasil. Há um tempo, porém, é dos Estados Unidos que vem a maioria das visitas”, explicou Giolito.

O funcionamento do We Heart It é similar ao Pinterest. Nela, é possível marcar as imagens favoritas e organizá-las em pastas para acessar na internet sempre que o usuário quiser. Até por este motivo, as comparações com a rede americana são inevitáveis. Para o brasileiro, contudo ambas “têm propostas, objetivos e público diferentes”.

Segundo ele, o site brasileiro tem muito mais a ver com o sentimento dos usuários e tudo o que os inspira, desde produtos e até fotos cuja ligação é puramente estética. “Acho que nesse ponto o Pinterest é mais genérico”, compara Giolito.

Uma evidência desta diferença mencionada por ele, por exemplo, é o fato de que, para guardar uma imagem, ao invés de alfinetá-la, como no Pinterest, usuários do We Heart It marcam com um pequeno coração rosa. O mesmo botão, ao ser instalado no browser, pode ser facilmente usado para que se traga conteúdo novo para a rede social, mantendo o site sempre com imagens frescas e atuais.

E para segurar, e aumentar, o crescimento da rede social, a aposta do We Heart It agora está em aparelhos móveis. “Já temos uma versão beta de app e estamos pegando o feedback dos usuários para melhorar nas próximas versões”. Sem revelar quando estará disponível para download, Giolito diz que, por enquanto, será apenas para aparelhos iOS. “Mas já estamos desenvolvendo para Android”, garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário