quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Convergência Digital: Copa 2014: Rio Grande do Sul unifica TI para licitar segurança pública



A Procergs, centro de processamento de dados do Estado do Rio Grande do Sul, reuniu as infraestruturas da secretaria de Segurança Pública, Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícia e a Superintendência de Serviços Penitenciários em um único data center para agilizar e criar uma base estadual consolidada de dados sobre crimes. Unificação de TI agiliza modelo para megalicitação voltada para a montagem do Centro de Controle e Comando do RS para o megaevento esportivo. Pregão acontecerá até dezembro.

"Vamos criar uma base estadual com dados em tempo real para a troca de informações entre os órgãos voltados para a seguranca pública. Até então, cada um deles tinha - uns mais e outros menos - algumas atividades de TI. Agora tudo estará unificado no nosso data center. Isso nos dará transparência e facilidade no tratamento das informações", conta Lino Kieling, diretor da Procergs, que participou nesta terça-feira, 16/10, do Forum Sulamericano de Líderes de TI de Governo, realizado pelo Grupo Ação, em Brasília.

Até dezembro, informou ainda Kieling, o Centro de Comando e Controle - uma exigência para Porto Alegre ser uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 - terá de ser licitada. E a unificação das bases de informação é um trabalho desenvolvido pelo Estado para agilizar o processo.

"As informações consolidadas nos permite ações mais efetivas no combate ao crime", destacou o executivo da Procergs. Kieling admitiu que as informações sobre criminosos no Brasil está bastante dispersa. "A base nacional de dados de criminosos não existe. O processo está andando muito lentamente. Essa integração é fator crucial para termos uma polícia eficiente em todo o país. Hoje se um criminoso de São Paulo migra para o Rio Grande do Sul não temos como atuar e vice-versa", completou o executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário