segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Convergência Digital : Telefonia móvel perde 25,7% em adições líquidas em 2012




De janeiro a agosto, o Brasil registrou 15,7 milhões de adições líquidas de celulares, bem abaixo do contabilizado no mesmo período em 2011 - 21,1 milhões. A Claro foi a operadora que mais perdeu mercado - caindo de 5,2 milhões para 2,8 milhões. A Vivo, que lidera o ranking no país, também perdeu 1 milhão de novas adições. A TIM foi a tele que mais cresceu, mas ainda assim sentiu na pele uma queda de 26,1% em relação ao ano passado.

Segundo os dados do portal Teleco, a TIM, nos oito primeiros meses de 2011 somou 7,2 milhões de adições líquidas. Este ano - com a questão de qualidade de serviço colocada à mesa e cobrada pela Anatel - esse percentual caiu para 5,2 milhões. A Vivo, líder do mercado, contou com 5,9 milhões de adições líquidas de janeiro a agosto do ano passado. Este ano, esse percentual caiu para 4,9 milhões.

A Claro, segundo o levantamento, foi a operadora que mais perdeu em adições líquidas. A tele, controlada pelo grupo America Móvil, no ano passado, somava de janeiro a agosto, 5,2 milhões de adições líquidas. Este ano, no mesmo período, registrou 2,8 milhões. A Oi, na quarta posição do ranking, registrou 2,8 milhões de adições líquidas no ano passado. Este ano,ficou com 2,5 milhões.

Segundo o Teleco, entre as razões para essa baixa - nos quatro primeiros meses de 2012, o ritmo de adição era até maior que o registrado no ano passado, mas a partir de maio, esse percentual só caiu - pode ser explicada pelo alto churn mensal, média de 3,8% no segundo trimestre. A concorrência pela ativação de chips pode estar determinando 'limpezas de base' mais constantes pelas teles.

O desaquecimento econômico também pode ser uma justificativa, mas há mercados do setor em alta, como o da TV por assinatura. Segundo ainda o Teleco, deve-se levar em conta a maturidade do mercado com uma densidade de mais de 130 cel/100 habitantes, o que termina por ditar um ritmo menor de aquisições e um trabalho maior para a fidelização do assinante.

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