quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Governo da Bahia: Semana de C&T exibe curiosidades e experimentos em Salvador

As maravilhas da ciência estarão disponíveis para o público na 9ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontecerá de 16 a 21 deste mês, no estacionamento L1 do Salvador Shopping, na capital baiana, sob a coordenação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti).

Durante o evento, o público poderá conhecer, de forma dinâmica e interativa, equipamentos científicos e tecnológicos nas áreas de astronomia, eletromagnetismo, robótica, fluidos, óptica, matemática, mecânica, acústica e termologia. Além de atrair visitantes de diferentes idades e estimular o interesse pela ciência, a proposta da SNCT é tornar o conhecimento acessível por meio de uma fórmula mista de cultura e entretenimento.

“Com o evento, o governo baiano pretende incentivar nos visitantes de todas as idades o interesse pela ciência, tão importante para fomentarmos a criatividade, a atitude científica e a inovação na Bahia”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Paulo Câmera.

Imaginário coletivo

O Robozão da Bahia, mascote desta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Bahia, tem 2,6 metros de altura, 1,60 metro de envergadura, dança, canta e interage com o público. Produto 100% baiano, o robô conquista a atenção e simpatia das pessoas, preenchendo o imaginário coletivo com encantamento que só os super-heróis possuem.

Ao longo da programação da SNCT, o Robozão vai circular pelo Salvador Shopping, convidando o público para conhecer a exposição, interagindo e apresentando os experimentos e curiosidades.

Em uma tenda climatizada com 450 metros quadrados, a Secti levará para o público informações sobre o tema ‘Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza’, além de realizações do Governo do Estado, por meio dos seus diversos programas e projetos relacionados ao tema.

Coordenada no Estado da Bahia pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Semana Nacional foi instituída em 2004, por decreto presidencial, para mobilizar, principalmente, os jovens e em especial as crianças, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário