quinta-feira, 25 de outubro de 2012

rede bom dia: Queixas sobre compras na internet crescem 60%



Consumidores reclamam de sites de venda 
direta e em grupo; confira ranking dos mais reclamados

Comprar pela internet oferece vantagens como facilidade, comodidade e até preço mais em conta, mas essa modalidade de consumo tem causado problemas e deixado consumidores descontentes. O número de reclamações formalizadas no Procon de Rio Preto contra empresas de vendas on-line disparou.

Durante todo o ano de 2011, foram 385 queixas no órgão de defesa do consumidor local. De janeiro a setembro deste ano, esse número saltou para 460, um aumento de 59,38%.“É um número altíssimo se considerarmos que o consumidor só procura por seus direitos depois de esgotadas as tentativas de negociações”, diz o diretor do Procon, Jean Dornellas.

É o que aconteceu com Rafael Cavalcante. Ele pagou R$ 35 em uma promoção que lhe daria direito a entrada, mais porção e duas cervejas. Quando quis desfrutar do cupom, que comprou pela Peixe Urbano, descobriu que o bar de Rio Preto onde iria havia fechado.“Tentei falar com os ex-proprietários e disseram que não era mais com eles. Entrei em contato com o Peixe Urbano e não tive retorno. Procurei o Procon e só então fui ressarcido.”

O mesmo se deu com a funcionária pública Ana Carolina Trevizan, 29. Em julho comprou um DVD automotivo no site da Americanas. “Paguei 

R$ 350, cerca de R$ 100 a menos do que o preço cobrado em lojas.” O produto seria dado de presente de aniversário para o marido, Daniel.

“No dia da entrega não havia ninguém em casa. Depois, tentei por dois meses agendar uma outra data, mas sem sucesso.” Ana decidiu reclamar no Procon de Rio Preto e em uma semana recebeu o dinheiro de volta. “Foi preciso buscar os meus direitos”, conta.

A auxiliar administrativo Taís Batista Domingos, 32 anos, também recorreu ao serviço de proteção ao consumidor.

Ela comprou dois cupons de um quite de festa, com bolo, salgadinhos e docinhos. Pagou, mas não comeu.“Tentei marcar cinco vezes, mas a mulher disse que não teria como me entregar a mercadoria porque o Groupon vendeu mais cupons do que ela poderia atender”, diz. A mulher ainda teria dito a Taís para pedir o ressarcimento ao site de compras coletivas.“Tentei, mas não fui atendida. Só depois que entrei com ação no Procon, recebi meu dinheiro de volta.”

Empresas/ A assessoria do Peixe Urbano informou que as dez reclamações feitas no Procon de Rio Preto representam 0,005% do número de cupons vendidos na cidade. “Todos os casos, incluindo o do senhor Rafael Cavalcante, já foram tratados devidamente”. Diz ainda que o site é o que tem o menor índice de reclamações e a maior taxa de resolução. 

A assessoria do Groupon informa que toma medidas para aprimorar de forma continua o relacionamento com clientes e parceiros.

A Americanas, em nota, afirmou que “trabalha constantemente para resolver todas as questões que impactam seus clientes” para oferecer uma “boa experiência” de compra.

Rio-pretenses compram carteira de motorista por site de compras coletivas e ficam sem atendimento

Os sites de compras coletivas são um fenômeno. Mas as ofertas tentadoras também geram problemas. Bombam nas redes sociais reclamações contra uma promoção de carteira de motorista feita em parceria entre o Groupon e a Rubi Car, de Rio Preto.

A professora Graziella Scamardi, 28 anos, foi uma das vítimas que caiu na tentação do preço para lá de atrativo.

Em 9 de junho, comprou um cupom por R$ 499 que lhe daria direito a duas carteiras de habilitação: de moto e carro.

Já fez os exames de vista e psicotécnico e as aulas teóricas, mas não consegue marcar a prova. Buscou atendimento no Procon de Rio Preto e decidiu entrar com ação no juizado de pequenas causas contra a Rubi Car.

Maria Gabriela Navarro postou ontem à tarde, no Facebook: “Alguma novidade sobre nossa linda autoescola [Rubi Car]? Minhas coisas ainda estão enroladíssimas. De verdade estou com muito medo”.

O diretor do Procon, Jean Dornellas, disse que se reuniu com o delegado da Ciretran de Rio Preto, Roberto Murai, que deve permitir que as pessoas que estão com carteira “parada” na Rubi possam transferir-se para outra autoescola. “Os consumidores terão de entrar no juizado especial para ter o ressarcimento do dinheiro”, diz Dornellas, que hoje pretende fazer boletim de ocorrência no 1º DP. “Esperamos que seja aberto inquérito contra a Rubi Car por desobediência.” 

Segundo ele, a empresa não compareceu às audiências marcadas pelo Procon para tentar solucionar o problema dos consumidores. 

O gerente administrativo da autoescola, Wanderley Leme, diz que a empresa está dentro dos prazos e da lei. Culpa a Ciretran de Rio Preto por ter exames escritos só a cada 15 dias e diz que não foi às audiências porque precisa resolver os problemas internos. “Quem se sentir lesado, deve procurar o Groupon para reaver o dinheiro”, diz. Ele não soube informar quantas CNHs foram vendidas pelo site de vendas coletivas.

As ‘e-commerce’ com maior número de queixas no Procon 

de Rio Preto

Groupon, com 61 reclamações

Americanas.com,com 32

Shoptime, 

com 32

Casas Bahia,com 13

Walmart, com 12

Magazine Luiza,com 11

Peixe Urbano, com 10

Submarino, com 9

Julian, com 9

CickOn, com 8

Groupon registra o maior número de queixas no Procon de Rio Preto

De janeiro a setembro, o Procon de Rio Preto recebeu 79 reclamações contra sites de compras coletivas. Só o Groupon é responsável por 61 queixas. É quase o dobro das registradas contra a Americanas.com., que vende produtos pela internet e, no mesmo período, registrou 32 reclamações.

20.510é o número de reclamações registradas no Procon/SP contra empresas que vendem produtos pela internet, estão incluídos aí os sites de compras coletivas.

Procon de São Paulo registrou 760 reclamações contra sites de compras coletivas

O Procon/SP registrou 760 atendimentos relacionados a sites de compras coletivas de janeiro a setembro. Groupon e Groupalia foram as empresas que mais descumpriram a entrega dos produtos adquiridos pelos internautas.

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