Tecnologia NFC permite deixar carteira em casa e sair só com o celular; veja testes feitos na Itália
Roseli Andrion
Do UOL, em Milão (Itália)
Roseli Andrion/UOL
Aplicativo mostra bilhetes que pagam transporte em Milão; um deles ganhou o carimbo de ''usado''
O desafio de andar por aí sem carteira deixou de ser um desafio -- pelo menos em Milão, onde tudo o que se precisa é um celular. Foi o que concluiu a reportagem ao sair pela cidade com um telefone que usa tecnologia NFC (near field communication, sistema de comunicação entre aparelhos por proximidade): com ele, conseguimos pagar passagem no transporte público e fazer (pequenas) compras. O modelo de testes, um Galaxy Mini 2, foi emprestado pela organização do NFC and Mobile Money Summit, evento realizado em Milão na semana passada para discutir essa tecnologia do “dinheiro móvel”.
No Brasil já existem aparelhos com essa tecnologia e também iniciativas para viabilizar esse tipo de pagamento. No entanto, ainda não dá para deixar a carteira em casa, contando apenas com o celular, como na cidade italiana.
Nos testes em Milão, o aplicativo que fez o celular virar carteira foi o TIM Wallet (sim, a mesma operadora do Brasil, mas que na Itália está um pouco mais adiantada). Nele, quatro “cartões”: um para o transporte (com dois bilhetes de 24h para serem usados em ônibus, metrô, bonde e trem), um para compras em lojas (com 15 euros, cerca de R$ 40), um para uso em máquinas e outro para acesso interativo ao museu de Ciência e Tecnologia. Um mapa dentro do próprio aplicativo mostra os locais onde o pagamento via NFC é aceito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário