terça-feira, 13 de novembro de 2012

COMPUTERWORLD: CPqD e distribuidora de energia iniciam projeto de segurança em medidores inteligentes



O CPqD e a Elektro, distribuidora de energia que atende parte dos estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, estão trabalhando em um projeto para garantir a segurança em medidores inteligentes. Com duração prevista de 24 meses, o projeto tem como principal objetivo desenvolver uma metodologia de avaliação e testes de segurança cibernética para medidores eletrônicos e smart meters. 

Com a implementação de smart grid no País, os atuais medidores de consumo de energia serão substituídos por outros inteligentes, que registram o consumo em intervalos de tempo mais curtos e transmitem a informação diretamente para os sistemas da concessionária. Isso permitirá a introdução da cobrança diferenciada de energia por consumidor, mas, por ser uma tecnologia nova, traz vulnerabilidades e riscos à segurança da informação.

O acordo entre CPqD e o Elektro prevê a definição de requisitos mínimos de segurança para os sistemas embarcados nesses medidores. “Atualmente, não existe uma regulamentação definindo padrões mínimos de segurança da informação para medidores inteligentes, que são vulneráveis a diversos tipos de ataques lógicos”, afirma Rafael de Simone Cividanes, consultor em Segurança da Informação do CPqD.

O projeto, financiado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), também inclui a implementação, no CPqD, do primeiro laboratório do País voltado para a certificação de segurança desses dispositivos. O espaço deverá entrar em operação no final de junho de 2013.

A metodologia e o conhecimento gerados a partir da parceria ficarão disponíveis para todo o setor elétrico, por intermédio da Aneel, informam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário