quarta-feira, 28 de novembro de 2012

G1: Serviço público de internet de São Vicente, SP, decepciona moradores - notícias em Santos e Região



Moradores de São Vicente, no litoral de São Paulo, se queixam do serviço público de internet gratuita sem fio da cidade. A prefeitura gastou R$ 3,7 milhões no sistema e diz que funciona, mas os moradores da cidade dizem que não conseguem usar o serviço.

Há quase dois anos, a cidade lançou o desafio do projeto São Vicente Digital. Para tornar isso possível, a prefeitura contratou uma empresa para instalar antenas na cidade. O sinal é emitido pelo ar, com alcance variando de 100 metros a 5 quilômetros. Para ampliar a cobertura, são instaladas outras antenas repetidoras que pegam esse sinal e mandam adiante. Até agora, há 37 instaladas na cidade.

A professora Cleuza Lucios seguiu uma sugestão do site da prefeitura. Comprou uma antena para captar o sinal. “Nem o notebook pega sem colocar a antena. Tive que comprar antena, pagar o técnico para instalar e tive que improvisar, não ficou onde eu queria que ficasse. Tem semana que pega bem, tem meses que você usa uma duas horas e cai”, diz a professora.

Cleuza mora a menos de 700 metros de onde estaria uma das sete torres da cidade, na Escola Municipal Maria de Lourdes Batista. A reportagem da TV Tribuna fez o teste na casa da professora. A conexão funcionou mas, meia hora depois, a conexão caiu e voltou a funcionar.

O analista de sistemas e professor universitário na área de tecnologia, Fernando Ribeiro, testou o serviço de internet grátis em vários pontos da cidade, que são, ou deveriam ser, cobertos pelo sinal de internet sem fio. O primeiro teste foi na Vila Valença, bem em frente a uma das placas que indicam acesso à internet. “Tentou conectar a rede, e o próprio Windows diz que não dá para conectar à 'São Vicente Digital 1'”, afirma o analista.

O segundo teste foi na Cidade Náutica, em frente à Escola Municipal Professora Vera Lúcia Machado Massis, que é um ponto de acesso. “Aparentemente mostra que está conectado, porém eu não consigo ter acesso à página para fazer o login”, diz Fernando.

Na área continental da cidade existem três antenas e oito repetidoras. No bairro Jardim Rio Branco, o teste foi em frente à subprefeitura da região, onde existe uma antena. “Não mostra absolutamente nada que possa ser conectada da rede São Vicente Digital”. Fernando testou também no Centro, em frente à prefeitura. Ao lado da antena do Morro dos Barbosa, no bairro Japuí, foi possível conseguir um sinal só a 50 metros da antena.

A prefeitura de São Vicente explicou que o sistema de transmissão opera com 20 megabytes e que essa quantidade é pequena para as 32 mil pessoas inscritas no programa. A administração municipal disse também que já foi aberta uma licitação para ampliar o sinal da internet gratuita de 20 para 80 megabytes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário