quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

IDG Now!: Maioria é contra mudanças nas políticas de privacidade do FB



Com votação aberta sobre as propostas de mudanças nas políticas de privacidade do Facebook , mais de 110 mil usuários já participaram e, até agora, os votos são fortemente a favor de não fazer a mudança.

O FB historicamente tinha uma regra de que qualquer proposta na mudança das políticas que tivesse 7 mil comentários “reais” seria colocada em votação. Esse não será mais o caso. A rede social anunciou recentemente que está se mexendo para alterar como lida com as mudanças em sua política de privacidade. Notando a falta de comentários qualificados na votação passada, o site não quer mais permitir que usuários votem em propostas de mudanças.

Segundo suas regras permanentes, no entanto, os usuários ainda têm seu direito de voto. Até o fechamento desta nota, mais de 10 mil pessoas já haviam votado a favor da mudança, enquanto mais de 100 mil querem manter as velhas regras e continuar tendo palavra sobre as mudanças futuras.

O processo está previsto para acabar no dia 10 de dezembro, às 18 horas (horário de Brasília). No entanto, o voto não pode ser obrigatório. De acordo com o Regimento Interno do Facebook, se forem registrados mais de 30% de todos os votos de usuários ativos, os resultados terão força real. Se o comparecimento às “urnas de votação” for menor do que isso, a votação não será nada mais do que consultiva.

Uma vez que a rede possui mais de 1 bilhão de usuários ativos, mais de 300 milhões de pessoas terão de opinar. Dan Olds, analista do The Gabriel Consulting Group, aposta que a votação será inútil. "Eu ficaria muito surpreso em ver qualquer número próximo de 30%”, acrescentou. "Dado o 1 bilhão de usuários do FB, as pessoas que querem forçar a rede social a recuar em suas mudanças de política de privacidade precisariam de 300 milhões de usuários concordando com elas. Acho que o exercício de voto provavelmente significará o fim da votação nas políticas do Facebook ".

Olds também não acha que a mudança nas políticas abalaria a maioria das pessoas. "Acho que a esmagadora maioria de usuários do Facebook não pensa sobre privacidade e não têm qualquer ideia de que existem alterações nos serviços", disse ele.

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