quarta-feira, 16 de maio de 2012

CORREIO: Soteropolitanos passam mais de 30 horas por semana nas mídias sociais


67% dos internautas soteropolitanos ainda acessam o Orkut

Os internautas soteropolitanos acessam por muito tempo as mídias sociais durante a semana e a preferência é pelo Facebook. É o que mostra uma pesquisa divulgada na semana passada pelas empresas Le Fil e Prime Brasil, realizada com internautas de Salvador, Recife e Fortaleza.

De acordo com o estudo 26% dos internautas da capital baiana acessam as mídias sociais por mais de 30h semanais, destacando-se como heavy users. O número é representativo, principalmente quando comparado a Recife (7%) e Fortaleza (12%). 

O Facebook é a mídia social com maior penetração em Salvador: 91% dos internautas acessam a rede de Mark Zuckerberg, a qual o Brasil, com mais de 46 milhões de internautas, já é o segundo país com maior número de usuários.

Outro dado que chamou atenção é que 67% dos internautas soteropolitanos ainda acessam o Orkut e apenas 13% entram no YouTube. O acesso à rede de compartilhamento de vídeos é similar a capital do Ceará (11%), mas bastante inferior à capital pernambucana, onde o YouTube é acessado por 41% dos internautas, sendo a terceira mídia social de maior penetração.

A pesquisa mostra que o acesso às mídias sociais em Salvador é maior durante a semana do que aos finais de semana. Além disso, 40% dos internautas soteropolitanos as acessam pelo celular, porcentagem similar a Recife (39%) e superior à Fortaleza (26%).

Entrar em contato com os amigos é o principal interesse dos internautas da capital baiana nas mídias sociais, relatado por 84% dos soteropolitanos. Em seguida está o interesse por informações em tempo real (52%). A capital baiana e Fortaleza se destacam pela busca de informações sobre produtos e serviços, com 48% e 35%, respectivamente, quando comparadas a Recife, onde este interesse foi relatado apenas por 16% dos internautas.

Em um ano de eleições municipais, o estudo revela também o que os internautas esperam dos políticos nas redes sociais. 

Os soteropolitanos tem maior interesse em trocar informações com os seus representantes (33% dos internautas). Nas três capitais pesquisadas, nota-se interesse pelas propostas e projetos e em conhecer melhor a história do político.

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