terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Olhar Digital: Ford lança 1º programa de desenvolvimento de apps da indústria automotiva



Ford anunciou nesta segunda-feira, 7, durante a CES 2013, um programa de desenvolvimento de apps para o seu sistema de comunicação e entretenimento Sync, desenvolvido pela própria montadora em parceria com a Microsoft. 

O Ford Developer Program é a primeira ação do tipo na indústria automotiva e tem como principal objetivo estimular a criação de apps inovadores para automóveis conectados. De acordo com o vice-presidente de engenharia da Ford, Hau Thai-Tang, a companhia espera que em 2015, 14 milhões de veículos da empresa estejam equipado com o Sync.

"75% dos usuários de smartphones acreditam ser importante conectar seus aparelhos aos carros, e 65% dos nossos clientes disseram que o Sync foi decisivo na hora da compra", comentou Thai-Tang.

Os desenvolvedores que quiserem habilitar suas criações para a plataforma podem se registrar no site e baixar o kit AppLink SDK. Os interessados podem contar com o suporte técnico dos engenheiros da Ford e usar fóruns de discussão online para trocar experiências com outros desenvolvedores.

"Nosso foco é aprimorar a experiência de direção, minimizando as distrações causadas pelo uso de smartphones ao volante", disse Julius Marchwicki, gerente do programa Sync. "Sabemos que os motoristas estão usando aplicativos enquanto dirigem, como música e navegação. Abrindo o Sync para os desenvolvedores, incentivamos a criação de novos aplicativos controlados por voz", finalizou.

A empresa ainda aproveitou o evento para anunciar nove novos aplicativos de entretenimento, música, notícia e localização que podem ser acessados pelos motoristas por meio de comandos de voz e controles do painel: Wall Street Journal, USA Today, Kaliki, Amazon Cloud Player, Aha Radio, Rhapsody, Greater Media, Glympse e BeCouply.

Para saber mais sobre os recursos do sistema e conhecer os apps disponíveis, acesse o site oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário