O uso do chip nas bolas para confirmação dos gols, testado no fim do ano passado durante a final do Mundial de Clubes, será usado na Copa do Mundo de 2014 e na Copa das Confederações deste ano no Brasil. A Fifa confirmou o uso das duas tecnologias e convidou mais fornecedores a apresentarem propostas.
Como no final do Mundial de Clubes, as tecnologias usadas Hawk-eye e GoalRef, já licenciados pela Fifa, emitem um alerta instantâneo para os árbitros sempre que a bola ultrapassa a linha do gol.
O sistema da GoalRef coloca um chip na bola e sensores nas traves e o da Hawk-eye espalha câmeras no campo que seguem a bola e informam se ela cruzou ou não a linha de gol. Nas duas tecnologias, se a bola cruzar a linha do gol, uma mensagem é enviada automaticamente, em segundos, para o relógio do árbitro e de seus auxiliares.
Histórico
Desde 2006 a Fifa discute o uso da bola inteligente em grandes competições internacionais. Na épouca, a bola inteligente vinha sendo desenvolvida pela Adidas em parceria com o Instituto Fraunhofer e a empresa de software Cairos Technologies. A tecnologia usada era baseada em um chip com transmissor integrado que fica suspenso no meio da bola. Antenas instaladas nos estádios captam os sinais e os enviam para servidores que rodam o sistema operacional Linux. Mas o sistema era considerado caro demais.
Clique aqui para ver os testes da Fifa com a tecnologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário