quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

COMPUTERWORLD: Empresa norte-americana de gestão de dispositivos móveis mira mercado brasileiro



Hoje, profissionais querem acessar informações corporativas por meio de dispositivos móveis pessoais a qualquer hora e lugar. Esse cenário impulsionou o surgimento do fenômeno do Bring Your Own Device (BYOD), que incentiva o uso de aparelhos pessoais na empresa. Mas o movimentou ampliou a preocupação com a segurança e muitas organizações não descobriram ainda como permitir o uso com a proteção adequada.

Atenta a esse quadro, a AirWatch, companhia de segurança norte-americana fundada em 2003, quer mostrar que é possível garantir a utilização segura de aparelhos como tablets e smartphones e ainda blindar a rede corporativa. “Nossas soluções de proteção Mobile Device Management (MDM) permitem gerenciar e-mail, aplicações, conteúdo e o aparelho. As empresas podem criar diferentes políticas de uso”, afirma Cesar Berenguer, diretor de Novos Negócios para América Latina da AirWatch.

Segundo ele, é possível, por exemplo, monitorar o aparelho, permitir ou não a instalação de aplicativos, controlar o acesso a rede e a arquivos. No caso de roubo ou perda do dispositivo, o sistema emite uma notificação e apaga remotamente as informações armazenadas. Ainda que o aparelho tenha informações pessoais, somente as corporativas serão excluídas. “Nosso objetivo é mostrar que as companhias podem gerenciar suas iniciativas móveis, sejam mais eficientes, produtivas e ainda assim proteger informações valiosas”, diz.

Com essa estratégia, a AirWatch está investindo com força no mercado latino-americano. A empresa, que tem presença em 13 países da região, não pretende abrir um escritório por aqui, mas conta com parcerias para ampliar o alcance. São mais de 30 parceiros na América Latina. Atualmente, a companhia tem cerca de 80 clientes na região e mira os mercados brasileiro e mexicano. No Brasil, setores como manufatura, educação, finanças, governo e óleo e gás são o foco. 

O México, de acordo com Berenguer, ainda é o maior mercado da AirWatch na região. Mas ele acredita que o Brasil poderá reverter esse cenário neste ano. “Em 2011, as companhias buscavam aprimorar suas políticas de compliance. Para os próximos meses elas devem reforçar o gerenciamento de conteúdo”, acredita.

Recomendações

Para empresas que estão desenhando suas estratégias móveis, Berenguer recomenda primeiro responder a algumas perguntas como: “Qual é minha estratégia? Qual política devo ter?”. “Envolva-se no projeto. Aprenda sobre as soluções disponíveis no mercado”, aconselha. 

“Geralmente, as companhias escolhem tecnologias que não fazem nada por elas, correndo sérios riscos”, conta. Gerenciar o ambiente de forma manual não é recomendado, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário