terça-feira, 19 de março de 2013

Portal Fator Brasil: Ilegalidade no mercado de componentes de informática cai em 2012, aponta estudo da Abradisti



Chegando à casa dos 12% em anos anteriores, componentes como HDs, Discos Óticos e Motherboard alcançam índices de ilegalidades de apenas 2%.

Ano a ano, o mercado brasileiro de TI e Informática vem tendo cada vez mais motivos para comemorar. Não bastassem o bom momento econômico e o surgimento de novas tecnologias, a ilegalidade de produtos no setor tem regredido gradativamente.

Isso é o que revela a 3ª Pesquisa Inédita Setorial e Salarial dos Distribuidores de TI e o 2º Censo de Revendas da Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação (Abradisti), na qual apontou que o mercado ilegal de componentes diminuiu muito no Brasil em 2012, com HDs, Discos Óticos e Motherboard (placas mães) com representatividade de apenas 2%, e Memória DRAM com participação de 7%. No último ano, esses números podiam chegar à casa dos 12%.

No entanto, outros produtos como consoles de games, smartphones, câmera digital, pendrive, receptor de TV digital, GPS etc, ainda apresentam consideráveis índices de ilegalidade.

Para Mariano Gordinho, presidente da Abradisti, a pirataria vem tirando o foco do mercado de informática nos últimos anos. “A ilegalidade está colocando a atenção em outros produtos que possibilitam maiores margens como bolsas, óculos, perfumes, cosméticos etc”, explica.

Encomendado ao IT Data, uma das principais consultorias de análise de mercado em tecnologia do país, foram consideradas informações de 70 empresas brasileiras que, juntas, representam mais de 95% do mercado, entre elas, distribuidoras como Officer, Agis, Aldo, Alcatéia e outras.

A Abradisti - Associação Brasileira de Distribuidores de TI (Tecnologia da Informação) - nasceu em 2010 com o objetivo de fomentar crescimento da cadeia de fornecimento em TI. A Associação foi criada para que o mercado brasileiro entenda o papel do segmento de distribuição na área de tecnologia da informação no país, bem como sua relevância para a movimentação do setor. A ABRADISTI é a primeira Associação no Brasil pertencente a esse segmento, presidida por Mariano Gordinho, atual vice-presidente da Officer, e composta por quatro vice-presidentes: José Bublitz Machado, diretor -geral da SND, Alberto Rodrigues, diretor- Geral da Alcatéia, Marco Antonio Chiquie, diretor-geral da AGIS e Marcos Coimbra, Diretor Geral da All Nations. A organização também já conta com o apoio de Associações renomadas no setor como ABES (Associação Brasileira das Empresas de Sofware) e ABINEE (Associação Brasileira da Indústria de Eletroeletrônicos). Os associados também já contam com o Selo de Certificação Abradisti, que poderá ser divulgado pelas empresas associadas como forma de dar maior credibilidade às organizações que apoiam e suportam as iniciativas da Associação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário