segunda-feira, 18 de março de 2013

Prodeb cria portal em parceria com a Secretaria de Educação

Prodeb cria portal em parceria com a Secretaria de Educação:


A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) criou, em parceria com a Secretaria da Educação, um projeto com a finalidade de inovar o Portal da Educação e, em consequência, facilitar a convergência de sistemas e assuntos educacionais. O novo Portal da SEC, inaugurado no dia 1º de fevereiro, foi apresentado a 103ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos e 5ª Reunião de Gerentes Técnicos. O encontro, uma promoção da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), através da Prodeb, reuniu representantes de empresas estatais de processamento de dados de todo o Brasil, nos dias 07 e 08 de março (quinta e sexta-feira), no Pestana Bahia Hotel (Salvador/Bahia). 

Segundo Bruno Pires, coordenador de Soluções para Internet da Prodeb, o Portal da Educação é baseado em software livre, através da linguagem Drupal - um framework modular. O objetivo desse framework é, além de automatizar tarefas administrativas, criar e organizar conteúdo. "Além disso, outro ponto forte desse software, é seu caráter integrador, pois apesar das equipes estarem trabalhando separadas, tudo estará organizado e disponível em um só lugar", explica. O Portal da Educação uniu o conteúdo de três portais em um só, facilitando o acesso das informações educacionais para professores, alunos e pais. 

Entre as inovações do novo Portal da SEC, pais e estudantes da rede estadual de educação podem acessar frequências e notas através do "boletim online", além de poderem participar de aulas online. O Portal da Educação também reserva um espaço de interatividade, a rede social "Espaço Aberto", através do qual alunos e professores podem criar e compartilhar conteúdos educacionais. Por fim, através do "Transparência na Escola", a sociedade pode acompanhar os investimentos e o processo de prestação de contas realizados pelas unidades de ensino do Estado da Bahia. 

Bruno Pires, acrescenta ainda, que a nova gestão de conteúdo foi bem aceita pelo público alvo (professores, alunos e pais). "Existe uma integração muito forte com redes sociais, uma forma do público participar. Isso tem mostrado que o projeto, como proposta da Secretaria da Educação, está sendo um sucesso", pontua Bruno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário