segunda-feira, 25 de março de 2013

TI INSIDE: Apple elimina fontes de energia não-renovável em data centers



A Apple anunciou nesta semana que, a partir deste mês, todos seus data centers passarão a utilizar fontes renováveis de energia. A empresa quer estabelecer um diferencial em relação às demais empresas de tecnologia, principalmente em contraposição ao Google e ao Facebook, que ainda usam combustíveis fósseis como o carvão mineral para manter seus data center em operação.

De acordo com o Financial Times, a Apple diz que a eliminação de energias “sujas” só foi possível por meio da produção especial de energia elétrica direcionada à fabricante, fruto de negociações e parcerias off-grid com fornecedores de energia renovável, além de uma política de redução de uso energético nas operações em geral. A fabricante do iPhone mantém data centers em Austin, Elk Grove e Cupertino, nos Estados Unidos, Cork, na Irlanda, e em Munique, na Alemanha.

Neles, são armazenadas informações de usuários do iCloud, serviço de computação em nuvem, e iTunes, plataforma de conteúdo multimídia da companhia. Com uma crescente base de usuários devido ao “boom” nas vendas de iPhone e iPad, o volume de dados em posse da Apple tende a continuar aumentando e as estratégias para sua manutenção podem impactar consideravelmente as contas da empresa, dizem especialistas.

Isso faz da gestão de data centers um elemento competitivo entre serviços de tecnologia, conforme explica o jornal britânico. Por isso, cada vez mais empresas como Google e Facebook serão pressionadas para adotar técnicas semelhantes a da Apple.

Apesar do anúncio, 25% das instalações corporativas da Apple ainda dependem de fontes de energia não-renováveis. “Não iremos parar de trabalhar até alcançar 100% de energia limpa”, afirma a empresa. A estatística e a meta não contemplam os cálculos das fábricas dos eletrônicos, feitos em grande parte pela chinesa Foxconn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário