segunda-feira, 29 de abril de 2013

Adrenaline: Brasil e Peru disputam com Amazon o direito do uso do domínio ".amazon"


Representantes do governo brasileiro e peruano estão disputando o uso do domínio ".amazon" com a Amazon. O conflito acontece pois além de ser utilizado pela gigante das vendas online, Amazon é também a grafia em inglês para os nomes do maior rio (em volume de água) e da maior floresta do mundo.

Assine a tag gtlds para ser avisado sempre que novos conteúdos marcados pela tag forem publicados


Os dois países já protocolaram uma reclamação ao ICANN, órgão responsável pela liberação dos domínios de internet, sendo que o principal argumento é que "permitir que empresas privadas registrem nomes geográficos como gTLDs, como forma de reforçar a força de sua marca ou aumentar seus lucros, não serve ao interesse público". Segundo os representantes governamentais, o uso do domínio ".amazon" deveria ser voltado à divulgação de informações sobre a Amazônia, bem como um espaço para ensino de preservação ambiental.

Um conflito semelhante acontece com a disputa do nome ".patagonia", em disputa pelo governo argentino e a fabricante de roupas homônima. Outras disputas envolvem o registro de domínios genéricos, como ".books" e ".apps", requeridos por diversas empresas. 

A criação de novos domínios de primeiro nível (gTLDs) foram liberados a partir de abril, e possibilitam criar URLs com finais ".qualquercoisa". Esta mudanças é a maior desde a criação do padrão de caminhos na internet, sendo que inicialmente os sites estavam limitados a 22 tipos, incluindo os tradicionais ".com", ".gov" e ".edu", por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário