terça-feira, 2 de abril de 2013

COMPUTERWORLD: Sonda IT cria serviço de revisão tributária na nuvem para empresas



Atenta a evolução do Fisco no uso de ferramentas de controle fiscal, a Sonda IT, desenvolveu o DTC, Digital Tax Compliance, serviço de prevenção e gestão de riscos tributários. A oferta é resultado de uma parceria com a SCT Consultoria Tributária e será oferecida na nuvem.

O novo serviço que será responsável por revisar e validar a informação tributária transmitida ao Fisco pelas empresas. O sistema eletrônico vai avaliar a qualidade dos dados gerados na entrega dos arquivos de Escrita Fiscal Digital e Contribuições - EFD. Seu objetivo é apontar as inconsistências existentes no conteúdo tributário dos arquivos digitais e qual o embasamento legal para suportar eventuais correções. 

Antes, a preocupação das empresas era somente conseguir transmitir as informações ao Fisco, lembra Renato Matavelli, diretor de Inovação da divisão de Aplicativos da Sonda IT. Hoje, ele observa a necessidade das companhias de estabelecerem validadores capazes de verificar compatibilidade entre os dados internos e, posteriormente entregues, com a respectiva legislação vigente nos âmbitos estadual e federal. 

De acordo com Matavelli, o Digital Tax Compliance foi criado para reduzir o risco de autuações fiscais. Segundo ele, a solução “aumenta a segurança e proporciona um controle fiscal mais assertivo dentro das empresas. Também aponta as inconsistências cometidas e pode ser utilizada para identificar possíveis créditos fiscais não apropriados". 

A diretora de Inteligência Tributária da SCT, Tricia Braga, acrescenta que o DTC está sendo lançado em um momento em que a maioria das empresas terá que efetuar retificações nos arquivos da EFD Contribuições de 2012, em virtude da constatação de divergências entre o recolhimento mensal de PIS e Cofins Cofins e a apuração contida nos arquivos da EFD Contribuições entregues ao Fisco. 

“O prazo para a entrega das retificações de 2012 será dia 31 de dezembro de 2013, e o DTC é, sem dúvida alguma, um grande aliado das empresas e um facilitador na correção de erros tributários”, comenta a executiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário