sexta-feira, 26 de abril de 2013

Oficina da Net: Como escolher um domínio para o seu site



Quando decidimos criar um blog ou um site, uma das primeiras coisas que nos vem em mente é o seu nome. Quando se trata de um site de empresa, devemos avaliar a melhor opção, já que este nome será uma extensão da marca.

A criação de um site ou blog, começa muito antes da layout ou o domínio. Deve-se fazer um planejamento quanto a marca que você pretende estabelecer (se tratando de algo novo), redigir metas e é claro, cumpri-las.

Quando decidimos criar um blog ou um site, uma das primeiras coisas que nos vem em mente é o seu nome. Quando se trata de um site de empresa, devemos avaliar a melhor opção, já que este nome será uma extensão da marca.

Vejamos alguns passos para que você escolha um nome que garante que você será encontrado na internet

1 – Verifique se já existe um registro de site com o nome escolhido:

Com o nome em mãos, o primeiro passo é verificar se alguém já comprou aquele domínio. Alguns sites que vendem domínios já possuem este tipo de serviço, ou seja, ao tentar comprar um domínio que já possui dono, ele irá acusar.

Neste caso, é importante que você possua variações de nomes referente ao seu projeto. Em um último caso, você pode tentar comprar aquele domínio do atual dono ou mesmo mudar o nome do projeto (no caso de empresas, isso já é mais difícil. Logo deve-se procurar uma variável para o domínio).

2 – Utilize nomes curtos, mas evite os nomes genéricos

Da mesma forma que um nome de marca deve ser fácil de lembrar e ter identidade, o mesmo vale para o domínio. Nomes genéricos normalmente já possuem dono. Por isso é importante ter um nome próprio que dê a cara do que você pretende fazer.

Além de facilitar a memorização, evita com que as pessoas se confundam na hora de digitá-lo. Na internet, há vários sites onde você pode verificar a disponibilidade de um domínio, desta forma, mesmo antes de realizar efetivamente o registro, pode-se escolher o nome de acordo com a sua área de atuação, o serviço que iá prestar e a disponibilidade do domínio desejado.

3 – Evite fonemas homófonos

Fonemas homófonos são aqueles que são falados de uma mesma forma, mas que possuem jeitos diferentes de escrever. Exemplo: sessão do direto, cessão do direito. Neste caso, fazemos isso para prevenir que as pessoas se confundam na hora de acessar o seu domínio.

Caso não tenha como fugir disso, reserve os dois nomes. O mesmo vale para variações do plural e de consoantes mudas. A ideia é que mesmo com o usuários digitando errado, seu site seja acessado.

4 – Escolha a extensão correta para o seu site

.com.br, .com, .org, .mus.br. Cada extensão tem sua definição correta para um uso específicos. Os mais comuns são os .com e .com.br. Mas um .tv pode ser interessante para produtoras de vídeo, por exemplo. A escolha está ligada ao tipo de produto que você irá vincular com o site.


5 – Evite o uso de hífen

Há quem diga que não existe problema para domínios com hífen, mesmo assim o seu uso não é muito comum. Podemos escrever dois motivos mais práticos para que você NÃO use hífen:

Domínio difícil de soletrar;

O visitante tende a esquecer de colocar o hífen.

Caso seja necessário, registre um domínio variável sem o hífen. Desta forma, o visitante pode ser automaticamente direcionado para o site correto, evitando que ele deixe de acessar seu domínio simplesmente por ter errado a digitação. 

6 – Uso de siglas

Utilize a sigla apenas se você identificar sua marca ou produto com ela. Quando a sigla vira uma forma de marca, como no caso do SBT, sua utilização para o site faz todo o sentido. Este caso reque bom senso do criador.

Ao fazer um registro de site, temos que ter em mente que este canal é o primeiro passo para que o usuário consuma seu produto. Então quanto mais facilitarmos, mais possibilidade terá do usuário converta o acesso em uma compra finalizada. 


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