Os estrangeiros que vierem assistir aos jogos da Copa das Confederações - de 15 a 30 de junho - vão usar o 3G e o Wi-fi no país. Segundo o COO da Oi, James Meaney, nenhuma das quatro teles nacionais - Oi,Vivo, TIM e Claro- fechou acordo de roaming de dados para o 4G.
"Esse é um assunto recorrente nas mesas de discussões. Para a Copa das Confederações, o roaming será feito no 3g, e especialmente, no Wi-fi", explicou o diretor de rede da Oi, Luis Alveirinho. "Para a Copa do Mundo, certamente, os acordos já estarão assinados,mas o roaming é uma questão que não se acertou para a Copa das Confederações, até por conta dos lançamentos recentes", completa o executivo.
O estrangeiro que virá para a Copa das confederações terá a opção de usar o 3G - onde há vários acordos já selados- ou o wi-fi, que é, dentro da estratégia da Oi, a grande aposta. Isso porque a Oi contabiliza 30 mil hotspots wi-fi distribuídos no país. Com a aquisição da Vex, no ano passado, a tele também herdou vários acordos de roaming internacionais no wi-fi.
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, já sugeriu também o aluguel de smarpthones 4G para os estrangeiros, uma vez que há também a questão de compatibilidade de frequência- o Brasil terá o 4g na faixa de 2,5 GHz, quando nos Estados Unidos, por exemplo, usa a faixa de 700 Mhz e na Europa, a maior parte das operadoras atua em 800 Mhz. Mas, agora, sem o acordo de dados 4G internacional, o turista - mesmo com um terminal multifrequência - terá de buscar alternativas ou usar o 3G/ Wi-Fi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário