terça-feira, 28 de maio de 2013

Olhar Digital: Comissão antipirataria sugere "sequestro" do PC como forma de combate



Uma tática muito usada por cibercriminosos atualmente pode começar a ganhar força como modo de combate à pirataria. O "ransomware", tipo de ameaça que bloqueia (ou, como o nome diz, "sequestra") o computador e só o libera mediante pagamento foi sugerido como maneira de controlar a distribuição irregular de conteúdo pela internet.

Escondida em um relatório de cerca de 100 páginas está a sugestão da Comissão sobre o Roubo de Propriedade Intelectual Americana, que afirma que os detentores de direitos autorais devem ter autorização para tomar medidas mais assertivas contra os piratas, incluindo o "desenvolvimento de softwares que permitirão a apenas alguns usuários o acesso à informação".

"Se uma pessoa não autorizada acessar a informação, algumas ações podem ocorrer. O arquivo pode ser inutilizado e o usuário pode ter o PC 'trancado', com instruções sobre como contatar as autoridades para receber uma senha para desbloquear a conta", diz o relatório.

A comissão crê que a medida não seria um ataque às leis de uso da internet, mas seria uma forma de envolver as autoridades em casos de pirataria, para fornecer evidências nestes casos.

Obviamente, a ideia gera revolta, já que é uma tática idêntica à utilizada por cibercriminosos. "O que eles estão pensando? Além do efeito colateral que este 'malware permitido' possa fazer a pessoas inocentes, como o usuário comum será capaz de diferenciar este tipo de 'malware' e a variedade fraudulenta que se espalha pela internet atualmente", afirma a especialista e defensora da privacidade Lauren Weinstein.

Fonte: "Olhar Digital: Comissão antipirataria sugere "sequestro" do PC como forma de combate." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/comissao-antipirataria-sugere-sequestro-do-pc-como-forma-de-combate (accessed May 28, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário