segunda-feira, 10 de junho de 2013

Convergência Digital: Lei das antenas: Teles propõem guia de melhores práticas



Com parte de um conjunto de ações que denotam um compromisso entre as prestadoras de serviços de telefonia celular e o poder público para que os usuários da tecnologia móvel sejam atendidos na velocidade necessária, o SindiTelebrasil e o CPqD criaram um Guia das Melhores Práticas para a Implantação das Estações Rádio Base. O projeto foi apresentado por Carlos Duprat, diretor da SindiTelebrasil, e Fernando Basseto, gerente de Tecnologia de Serviços do CPqD, durante a 13ª edição da Rio Wireless.

O Guia faz parte do esforço de minimizar os impactos visuais da infraestrutura, acelerar e simplificar os licenciamentos. Basseto explicou que o Guia é uma forma de estabelecer diretrizes e padronização para a expansão da infraestrutura do serviço de telefonia móvel no País. Segundo o gerente de Tecnologia de Serviços do CPqD, o projeto também contribui para fomentar um ambiente favorável à competitividade e ao planejamento de longo prazo das prestadoras de serviço.

“Desenvolvemos o projeto com o intuito de incrementar a qualidade, a confiabilidade e a segurança, contribuindo assim para melhorar os serviços prestados aos usuários. Sem dúvida é um prova de um modelo de colaboração entre as empresas prestadoras e agentes das administrações públicas”, afirmou Basseto.

O Guia contempla o conceito de baixo impacto visual. Trata-se de um esforço em estabelecer entre as prestadoras um novo conjunto de valores, atitudes e práticas, com objetivo de conciliar a qualidade de serviço (QoS e QoE) com uma redução do impacto visual das ERBs. Estão contempladas nos documentos as áreas urbana e rural, assim como construções históricas e tombadas.

“As prestadoras propõem critérios objetivos de garantia da QoS e de redução do impacto visual das ERBs (QoE), sempre em conformidade com as legislações aplicáveis”, comentou Duprat. As diretrizes expostas no documento se aplicam tanto aos municípios que não têm legislações que disciplinem a questão, quanto aos que já as possuam. “Porém, sempre permitindo que essas diretrizes acompanhem as mudanças decorrentes da adoção de novas tecnologias ou das necessidades do setor”, ressaltou Basseto.

Fonte: Liskaukas , Suzana . "Lei das antenas: Teles propõem guia de melhores práticas - Convergência Digital - Telecom." Convergência Digital. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=33953&sid=8&utm_source=feedly#.UbXUSdIp9Ns (accessed June 10, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário