segunda-feira, 22 de julho de 2013

Baboo: Telecomunicações representam 25% das reclamações do Procon



As operadoras de telecomunicações atuantes no Brasil tiveram 277,8 mil reclamações registradas pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) no primeiro semestre deste ano. Os dados são da Agência Estado e foram obtidos pelo serviço de notícias em tempo real Broadcast, junto a Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Ministério da Justiça. Elas representam 25% das reclamações do Procon.
Reclamações do Procon no Brasil

Ao todo, existem 25 Procons estaduais e 211 municipais, que possuem 446 unidades espalhadas por 293 cidades brasileiras e atendem, em média, 174 mil consumidores por mês. As quase 280 mil queixas de empresas de telecomunicações recebidas nos seis primeiros meses de 2013 marcaram um crescimento de 55% em relação ao mesmo período do ano anterior.

No primeiro semestre de 2013 os Procons brasileiros receberam pouco mais de 1,1 milhão reclamações, o que faz com que a fatia das telecomunicações represente 24,39% do total. Na mesma época no ano de 2012 foram 179 mil queixas na área e 861,2 mil gerais – portanto a porcentagem para telecomunicações era menor: 20,7%.
Telefonia Fixa > Telefonia Móvel

Se dividirmos telefonia móvel e fixa – o que não representa todas as empresas de telecomunicações – teremos vantagem da fixa, embora a móvel aparente receber mais queixas: foram 102,2 mil contra 100,3 mil registros de insatisfação no primeiro semestre. Mas isso acontece porque “as pessoas estão partindo diretamente para a troca de operadora”, segundo a Coordenadora Institucional da Associação de Consumidores Proteste, Maria Inês Dolci, o que faz com que as reclamações diminuam.
Separando o joio do trigo

Também foram divulgadas informações específicas sobre as quase 280 mil reclamações recebidas pelas telecomunicações de janeiro a junho. O principal problema é a cobrança do serviço, com 149 mil queixas, seguido de falhas no contrato, com 34,7 mil; atendimento de SAC, com 24,6 mil; serviço não fornecido ou não concluído, com 21,9 mil, e serviços mal executados, inadequados ou impróprios, com 9,3 mil.
Solução [parcial] à vista?

Em agosto um regulamento deve ser aprovado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) exigindo que as operadoras de telefonia ofereçam a opção e cancelamento de contrato na internet, sem ser necessário passar por atendimentos presenciais ou telefônicos.
Imagem ruim

Dentre as empresas de telecomunicações, as de telefonia móvel têm a pior imagem perante ao consumidor, e para piorar a situação, o ex-CEO da TIM no Brasil, Marco Tronchetti Provera, foi condenado a prisão pela Justiça italiana por receptação de informações telefônicas roubadas por uma agência de segurança do Brasil quando foi presidente da TIM, em 2004.

Fonte: Croffi, Flávio . "Telecomunicações representam 25% das reclamações do Procon." Telecomunicações representam 25% das reclamações do Procon. http://www.baboo.com.br/corporativo/telecomunicacoes-representam-25-das-reclamacoes-do-procon/?utm_source=feedly (accessed July 22, 2013).

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