quinta-feira, 18 de julho de 2013

CIO: Pesquisadores do MIT conseguem programar em linguagem natural


Os programadores costumam passar anos na escola aprendendo a programar. Agora, pesquisadores do MIT dizem ter desenvolvido uma forma capaz de permitir que até a pessoa mais inexperiente consiga desenvolver código, para determinados objetivos.

Até aqui, escrever programas de computador exigia conhecimentos sobre linguagens próprias como C++, Fortran, ou Assembly. Mas, agora, cientistas de computação do Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory (CSAIL), do MIT, demonstraram ser possível escrever programas usando linguagem natural (no caso, o inglês). As pesquisa geraram dois documentos: “From Natural Language Specifications to Program Input Parsers” e “Using Semantic Unification to Generate Regular Expressions from Natural Language”.

Os pesquisadores criaram um sistema capaz de preparar um computador para converter descrições de linguagem natural em expressões regulares –
um padrão ou sequência associadas a séries ou “fios” de dados (letras, variáveis, etc, escritas de determinada forma) – de modo a possibilitar a um programa interpretar exatamente o que o computador está dizendo.

Isso faz com que o sistema não fique confuso quando se lança uma instrução do tipo “Vamos comer avô “, querendo dizer “Vamos comer, avô”.

As expressões regulares podem flexibilizar a busca de por arquivos, por exemplo. Os pesquisadores do MIT introduziram no sistema especificações de texto para diferentes formatos de arquivos, escritos em linguagem natural. Automaticamente o sistema aprendeu como interpretar o texto e convertê-lo em linguagem de programação para que o computador pudesse ler corretamente os dados em diferentes formatos de arquivo.

Dada a descrição de texto em língua natural “palavra de três letras começada por ‘X’”, o sistema retribui a expressão regular “\ bX [A-Za-z] {2}\b”. Conforme ficou demonstrado nos dois trabalhos, este sistema é capaz de interpretar as especificações de texto muito mais longas e complicadas e convertê-las em expressões regulares.

Abra a imagem abaixo em outra tela para ver um exemplo de texto normal que está sendo convertido na sintaxe de computação. 


Embora o exemplo acima possa não parecer muita coisa para o observador casual, este sistema cria o que os cientistas de computação denominam “input parsing programs” – programas que ajudam o software a entender o significado exato de uma frase ou expressão. No exemplo acima, "\ bX [A-Za-z] {2} \ b", é a definição exata no mundo da computação de “palavra de três letras começada por ‘X’” e, quando isso é colocado em uma pesquisa, vai retornar exatamente palavras de três letras que começam com 'X'.

A programação em linguagem natural ainda está longe de ajudar o programador a tornar-se um especialista, e é atualmente limitada. Mas, definitivamente, já um começo. Com o tempo, como o campo da linguística de computação cresce, poderá ser possível escrever um software inteiro usando a linguagem que você cresceu falando.

Fonte: Mulroy, James . "Pesquisadores do MIT conseguem programar em linguagem natural - CIO." CIO - Gestão, estratégias e negócios em TI para líderes corporativos. http://cio.uol.com.br/tecnologia/2013/07/17/pesquisadores-do-mit-conseguem-programar-em-linguagem-natural/ (accessed July 18, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário