sexta-feira, 2 de agosto de 2013

MundoBit: Governo vai mandar comitiva aos EUA para tratar das denúncias de espionagem


Representantes do Brasil querem ouvir pessoalmente 
esclarecimentos sobre o assunto (AFP).

O Governo parece que não irá esmorecer nas denúncias de espionagem americana através de interceptações de mensagens e conteúdo online. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Tovar Nunes, disse nesta quinta (1º) que o governo brasileiro deve enviar em até dez dias a Washington a missão interministerial que trata das recentes denúncias de espionagem de informações telefônicas e de internet de cidadãos e instituições brasileiras para pedir esclarecimentos ao governo norte-americano.

A comitiva, que inclui representantes dos ministérios das Relações Exteriores, da Defesa, da Justiça e das Comunicações, quer, em uma primeira etapa, conseguir informações de caráter técnico. “O assunto foi considerado grave, sério. O serviço de inteligência não é ilegal. O que não é legal é a espionagem, quando se faz sem a permissão, invade a soberania, a privacidade, atenta contra o direito dos cidadãos e dos Estados. Isso, sim, é inaceitável”, disse o porta-voz do Itamaraty.

As denúncias de espionagem começaram a ser investigadas depois que uma reportagem publicada pelo jornal O Globo revelou que as comunicações do Brasil estavam entre os focos prioritários de monitoramento pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos. As informações são da Agência Brasil.

Fonte: Floro, Paulo . "Governo vai mandar comitiva aos EUA para tratar das denúncias de espionagem | MundoBit - O blog de Tecnologia do Portal NE10MundoBit – O blog de Tecnologia do Portal NE10." NE10 - É muito mais Portal - Recife, Pernambuco, Nordeste, Brasil . http://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/2013/08/01/governo-vai-mandar-comitiva-aos-eua-para-tratar-das-denuncias-de-espionagem/?doing_wp_cron=1375447140.1082949638366699218750 (accessed August 2, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário