terça-feira, 12 de novembro de 2013

CORREIO: Bahia se prepara para era da ‘supercomputação’


Também conhecida como “supercomputação”, a computação de alto desempenho será um dos novos focos de pesquisa da indústria baiana.

Uma parceria firmada, ontem, entre a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e a Intel Brasil, braço brasileiro da gigante americana de tecnologia, foi mais um passo na preparação da Bahia para a era da HDC, como é conhecida a computação de alto desempenho pela sigla em inglês.

Mascarenhas, presidente da Fieb (D), recebe executivos 
da Intel Brasil para assinatura de acordo.

O presidente da Fieb, José de Freitas Mascarenhas, recebeu os executivos da Intel Brasil na sede da instituição, no Stiep. Ambos assinaram um acordo de colaboração para fomentar a pesquisa em quatro áreas distintas na escola do Senai/Cimatec, localizada em Piatã. A Intel fornecerá equipamentos e bolsas de estudos para os pesquisadores da escola e o Senai realizará as pesquisas.

Os valores do acordo não foram divulgados. Inicialmente, duas bolsas serão concedidas na área de supercomputação. A computação de alto desempenho é aquela que utiliza computadores com alta capacidade, resultando em soluções transversais aplicáveis às indústrias de diversas áreas, como tecnologia da informação, saúde, transportes e energia.

Nessa área, a pesquisa que será realizada aqui terá foco na modernização das micro, pequenas e médias empresas. Além da HDC, outras três áreas de pesquisa serão contempladas: o desenvolvimento de softwares (aplicativos) para dispositivos móveis, o desenvolvimento de hardwares embutidos e o design house (leia mais na ilustração ao lado.

Para a pesquisa em desenvolvimento de aplicativos, a Intel doou 20 tablets. O desenvolvimento de soluções “embedded” será realizado a partir de placas abertas fornecidas pela Intel com tecnologia da empresa. O Senai desenvolverá soluções de softwares para tecnologia embutida com aplicações vastas, desde soluções para transportes, como placas embutidas para monitoramentos eletrônicos de ônibus, até aplicações na indústria, em equipamentos de informática e robôs, etc.

Mascarenhas considerou a assinatura como parte de um projeto de modernização da indústria baiana. “A nossa ideia é trazer a indústria do futuro aqui para a Bahia”, disse o presidente da Fieb.

“Esse tipo de ferramenta será útil para todo o tipo de indústria e tem muita coisa dirigida para a pequena e média empresas. É uma forma de ajudá-los nesse mundo competitivo”, afirmou, lembrando que, recentemente, o Senai conseguiu trazer um supercomputador para pesquisas na área do pré-sal. “É parte de um mesmo projeto”.

O presidente da Intel Brasil, Fernando Martins, tem a intenção de estabelecer uma “relação perene” com o Senai Bahia. “Aqui encontramos não só a capacidade técnica, mas também o empreendedorismo. O time tem muito interesse em fazer acontecer”. Outros dois projetos semelhantes serão anunciados em dois outros estados.

Polo de Ilhéus também será foco de novas pesquisas

Seguindo os planos da Fieb de interiorizar a indústria, o Polo de Informática de Ilhéus também será destino dos recursos trazidos pela Intel. No município do Sul baiano será instalada uma instituição de pesquisa, segundo anunciou ontem o presidente da Federação, José Mascarenhas. “Vamos botar uma unidade de pesquisa acoplada ao polo”, anunciou. 

Segundo ele, paralelamente, será criada uma instituição com sede em Salvador que criará e executará políticas de interesse geral da indústria de tecnologia do estado. “Essa nova instituição será ligada à Fieb e terá o objetivo de dar forma a políticas com a participação de empresas da área de TI, incluindo as do polo”, detalhou. A ideia é instalar tanto o novo centro de pesquisa de Ilhéus como a nova instituição política em Salvador ainda este ano. 

O diretor do Senai Bahia, Leone Andrade, afirmou que a pretensão, no âmbito das novas pesquisas, é também desenvolver soluções customizadas voltadas para as empresas de Ilhéus. “Isso inclui desde hardwares, como tipos de placas específicas, a softwares embutidos nos próprios processadores”, explicou.

Fonte: Longo, Victor . "Notícias." CORREIO. http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/bahia-se-prepara-para-era-da-supercomputacao/ (accessed November 12, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário