quarta-feira, 13 de novembro de 2013

G1: Espiões britânicos usaram página falsa para invadir empresa de telefonia


Engenheiros de empresa belga clicaram em links falsos.
Objetivo era monitorar chamadas de celular.



Uma reportagem do jornal alemão "Der Spiegel", baseada em documentos vazados por ex-agente da CIA Edward Snowden, revelou a existência de uma operação do GCHQ, a agência de inteligência britânica.

De acordo com a reportagem, publicada nesta segunda-feira (11), o GCHQ realizou a "Operação Socialista" para invadir roteadores de uma empresa de telefonia belga, a Belgacom, com o objetivo de interceptar chamadas e tráfego de internet de telefones celulares.

Para realizar a invasão, o GCHQ usou páginas falsas do LinkedIn e do site de notícias de tecnologia Slashdot. Ao serem visitadas, as páginas infectaram os sistemas de engenheiros da empresa de telecomunicação, o que então deu o acesso dos espiões à infraestrutura da companhia. O GCHQ fazia levantamento de informações em redes sociais para identificar colaboradores da empresa e escolher os alvos.

Um dos documentos observa que as páginas falsas do LinkedIn tinham uma taxa de sucesso de mais de 50%. A técnica de ataque, chamada de "Quantum Insert", teria sido desenvolvida pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos.

O LinkedIn foi contatado pelo jornal alemão e disse que não autorizaria o uso da rede social para as atividades descritas no documento. A empresa negou ter conhecimento do caso.

Além da empresa belga, o documento revelou que empresas que intermediam negócios entre companhias de telefonia para acordos de roaming internacional também teriam sido alvo de operações.

Fonte: Rohr, Altieres . "Espiões britânicos usaram página falsa para invadir empresa de telefonia." Tecnologia e Games. N.p., n.d. Web. 13 Nov. 2013. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário