segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Olhar Digital: Como anda o cenário de chips para dispositivos móveis


O mercado de processadores vive uma "guerra" em que empresas tentam, de todas as formas, abocanhar umas às outras. No mundo da mobilidade, ARM e Intel se enfrentam, mas a britânica supera (e muito) a norte-americana. Agora, o competitivo setor pode ganhar um novo concorrente de peso, o Google. (saiba mais aqui)

A recente notícia de que o gigante da web está cogitando fabricar chips baseados na arquitetura ARM pode dificultar ainda mais a vida da Intel. Apesar de dominar no mercado de PCs e servidores, a norte-americana tem participação inexpressiva no segmento de chips voltados para tablets e smartphones.

Isso acontece em partes porque as margens de lucros dos processadores para dispositivos móveis é infinitamente menor que as margens com as quais a Intel se acostumou no mercado de computadores pessoais e, especialmente, de servidores.

Ou seja, investir em processadores para dispositivos móveis significa direcionar sua impressionante (e cara) infra-estrutura de produção para chips cujas margens de lucro são pequenas. Começa aí um dilema: o setor de maior crescimento é o de menor lucro.

No mês passado, a companhia deu um salto importante em sua estratégia móvel e anunciou que planeja expandir a fabricação por meio de pequenos contratos, abrindo espaço para que mais produtoras de chips entrem no mercado.

A Intel também confirmou que irá fabricar processadores com arquitetura ARM sob encomenda para a Altera. Neste caso, no entanto, os chips Startix 10, rodarão apenas em equipamentos de comunicação, aplicações militares e outras máquinas. Ou seja, os processadores Intel-ARM não serão vistos em smartphones ou tablets - a princípio.

Fonte: "Como anda o cenário de chips para dispositivos móveis." Olhar Digital. http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/como-anda-o-cenario-de-chips-para-dispositivos-moveis/39377 (accessed December 16, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário