Segundo a Businessweek, as empresas já teriam passado da fase de due diligence e o negócio pode ser concretizado dentro de algumas semanas
O grupo chinês Lenovo Group Ltd. estaria retomando as negociações com a IBM para comprar sua divisão de servidores low-end x86. As informações foram divulgadas por vários veículos de mídia internacionais no final da noite, entre eles a Businessweek e o The Wall Street Journal.
Segundo a revista, as empresas já teriam passado da fase de due diligence (auditoria) e podem concretizar o negócio em algumas semanas.
As informações foram dadas à revista por uma fonte não identificada que estaria diretamente relacionada com a negociação. No ano passado, IBM e Lenovo quase completaram o negócio mas não conseguiram concordar com o preço, que estaria entre 2,5 a 4,5 bilhões de dólares.
Nesta segunda-feira, 20/01, a Lenovo informou que está em discussões preliminares para uma possível compra, sem mencionar o nome da empresa. As ações da companhia subiram 3%.
A IBM está abandonando as áreas de negócios com margens de lucro reduzidas e focando sua estratégia em software e serviços, num esforço para reverter alguns baques na receita. A venda da divisão de hardware de servidores x86 seria a continuação da estratégia da IBM para sair do negócio de hardware.
Em outubro, as vendas da IBM caíram pelo sexto trimestre consecutivo, afetadas pela demanda reduzida de hardware. A empresa perdeu 713 milhões de dólares com seu negócio de hardware nos nove primeiros meses do ano passado, comparados com lucros de 253 milhões de dólares no ano anterior.
A Lenovo, por sua vez, que já comprou a divisão de computadores pessoais da IBM em 2005, está em modo comprador, procurando produtos que possam contrabalançar a queda nas vendas dos PC e expandir seus negócios para as áreas de storage e servidores para o mercado corporativo. Se comprar a divisão de servidores da IBM, a Lenovo estaria acirrando ainda mais a competição com a HP, de quem já tirou o título de maior fabricante mundial de PCs, no ano passado.
Segundo a Business Week, Brion Tingler, porta-voz da Lenovo em Nova Iorque, não quis comentar sobre os rumores. Anthony Guerrieri, porta-voz da IBM em Shangai, disse que a empresa "não comenta sobre rumores ou especulações.”
Fonte: BASSI, SILVIA . "COMPUTERWORLD - O portal voz do mercado de TI e Comunicação." Computerworld. N.p., n.d. Web. 21 Jan. 2014. http://computerworld.com.br/negocios/2014/01/21/lenovo-retoma-conversa-com-ibm-para-comprar-divisao-de-servidores-x86/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário