Prestadora de serviços é parceira mundial de TI do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Paraolímpico Internacional. Empresa será provedora de tecnologia também das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.
Um time de 140 especialistas em TI, suportado por 26 centros de dados, espalhados ao redor do mundo, são responsáveis pelo processamento de dados dos Jogos de Inverno Sochi 2014, na Rússia, que começaram na última sexta-feira (7) e se estendem até o dia 23/03. Toda a infraestrutura de TI é fornecida pela multinacional de serviços francesa Atos.
Parceira do Comitê Olímpico Internacional (COI) desde 1992, a Atos – empresa global de tecnologia da informação, é responsável por operar a TI envolvida em todo o processo do evento. A empresa, que acaba de renovar o contrato com o Comitê dos Jogos Olímpicos até 2024, também usará sua expertise para os Jogos 2016, no Rio de Janeiro, PeyongChang 2018, Jogos de Tóquio 2020 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2022 e 2024.
A Atos fornece para os jogos, boa parte da tecnologia disponível também para clientes do mercado: segurança, nuvem, mobilidade, big data e social collaboration.
Em Sochi, o papel da Atos é, entre outros, fornecer dois sistemas principais de organização e distribuição de informação. O Core Games Management System (GMS) e o Information Diffusion System (IDS), que controlarão todo o conteúdo necessário para gerenciar os jogos e distribuir os resultados para o mundo todo. Na prática, após a realização de uma prova, o resultado aparece no painel em segundos. A tecnologia por trás desse sistema é da Atos.
Neste ano, a novidade é que jornalistas poderão baixar o aplicativo Atos em seus smartphones e acessar, em tempo real, os resultados das provas. O principal desafio dos jogos de inverno de 2014 será a apresentação das 12 novas modalidades esportivas, que implicam em um aumento de 10% em relação ao portfólio da edição de 2010. Por conta disso, o ano de 2013 foi bem intenso para a Atos.
A equipe de Sochi é composta por 140 Business Technologists formada por profissionais das mais diversas nacionalidades. O resultado foi a implementação de 26 centros em 9 fusos horários diferentes.
Jogos Olímpicos no Brasil
A empresa já está se preparando para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. "Os Jogos são uma mistura complexa entre tecnologia, processos e pessoas. Nosso desafio é criar uma solução de TI exclusiva para cada um dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que permita apurar e comunicar cada momento destes eventos para o mundo", diz Patrick Adiba, diretor global de Recursos Humanos da Atos e CEO Olimpíadas e Grandes Eventos.
Segundo ele, essa complexidade, exige uma mistura de habilidades específicas em TI, experiência e um profundo conhecimento do que os organizadores, competidores e o público esperam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário