quinta-feira, 6 de março de 2014

INFO: Para contornar pirataria, músico coloca versão alternativa de novo álbum no The Pirate Bay



Getty Images

A relação de artistas com a pirataria nem sempre é das mais amigáveis, e no caso do músico RuPaul a situação não é muito diferente. Com um álbum recém-lançado, intitulado “Born Naked”, o cantor drag queen resolveu “vazar” versões alternativas do disco no The Pirate Bay, cheias de alertas e de críticas à prática dos pirateiros.

Os CDs disponibilizados de graça trazem listas de músicas idênticas à do original. A diferença está mesmo nas faixas, que começam iguais, mas trazem trechos inteiros modificados, segundo o TorrentFreak. São falas em tom bem-humorado de RuPaul, que dizem basicamente que o ouvinte está pirateando o álbum e servem como um alerta ou até um pedido para que ele adquira a versão verdadeira, seja fisicamente ou por download.

Na primeira música, por exemplo, a mudança se dá aos 30 segundos. Após uma introdução, o cantor diz, em tradução livre: “Garota, você roubou meu álbum [...] Você não deveria. É melhor você ir até o iTunes, querida, porque eu quero conseguir um pouco [de dinheiro]”. Os diálogos seguem aparecendo nas outras faixas, e mantêm o mesmo teor de “alerta” aos pirateiros ansiosos pelo lançamento do disco.

A tática lembra a adotada por Madonna em meados de 2003, quando a cantora “plantou” uma faixa falsa na rede do antigo Kazaa. A música trazia o refrão da música rodando em looping durante quatro minutos, e questionava os usuários que a baixavam – “O que você pensa que está fazendo?”, perguntava a cantora incessantemente. Ações similares foram tomadas por grupos como o Linkin Park e, aparentemente, o Blur, mas a prática acabou caindo em desuso.

A maior diferença para a ação de RuPaul está no preparo, já é que de se supor que o cantor norte-americano tenha dedicado algum tempo para gravar os diálogos e depois colocá-los no The Pirate Bay. É um bom material, em suma, e trata-se de uma tática que poderia até ser adotada por outras bandas e artitas. Mas ironicamente, como aponta o TorrentFreak, curiosos para ouvi-lo terão que baixá-lo no site de torrents mesmo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário