quarta-feira, 9 de abril de 2014

G1: Prefeituras começam a usar app para receber reclamação de cidadãos


Helton Simões Gomes

Curitiba já recebe pedidos; até o fim de abril, Teresina e Cuiabá também.

Em uma semana, 130 demandas foram enviadas e 9 já foram resolvidas.
Aplicativo para iPhone e iPad, Colab começa a ser
usada por prefeituras para coletar reclamações de
cidadãos 

Reclamar de algum problema na cidade via aplicativo instalado no smartphone e receber um posicionamento da prefeitura já é algo que ocorre em uma capital brasileira e está prestes a funcionar em outras duas.

Na semana passada, a prefeitura deCuritiba(PR) e o app Colab firmaram uma parceria. Assim, as reclamações e sugestões registradas no sistema do programa são direcionadas diretamente ao poder público, e o cidadão acompanha a resolução do problema.

De acordo com o Colab, ainda esse mês outras duas capitais, Teresina (PI) e Cuiabá (MT), e a cidade de Rondonópolis, também em Mato Grosso, começarão a utilizar a ferramenta. Além disso, há negociação com outras 50 cidades.

Alguns municípios já utilizavam o Colab como um canal informal de contato, mas agora elas começam a institucionalizar o aplicativo, tornando-o um meio oficial de levar pleitos ao poder público.

"A gente busca fazer gestão colaborativa: uma gestão da cidade em que as prefeituras procurem a colaboração do cidadão no dia-a-dia", explica Gustavo Maia, um dos sócios fundadores do Colab.

Em 2013, o Colab derrotou israelenses e norte-americanos e foi eleito o melhor aplicativo urbano do mundo. Presente na web ou sob a forma de app (para Android e iOS), o Colab permite que os cidadãos fiscalizem ou avaliem serviços e instalações públicas ou ainda que proponham alterações neles.

Melhor do mundo
O Colab nasceu como uma rede social onde comunidade podia apontar a existência de um buraco em uma rua ou a iluminação deficiente de um local. Com a parceria com uma prefeitura, essas queixas são direcionadas diretamente ao departamento responsável.

Segundo Gina Paladina, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, é preciso "ousadia coletiva" da administração pública para levar o tradicional "Fale Conosco" para o mundo dos aplicativos, "porque é uma solução sistêmica".

Em uma semana de funcionamento, mais de 130 solicitações haviam sido encaminhadas à prefeitura pelo Colab, das quais 40 foram destinadas ao departamento responsável pela resolução do problema e nove, resolvidas.
Aplicativo para aparelhos Android, Colab começa a
ser usado por prefeituras para coletar reclamações
de cidadãos (Foto: Divulgação/Google)

Inteligente
"O Colab é um sistema inteligente porque já faz a triagem por tema e além disso trabalha num sistema de georeferenciamento", explica Paladina.

Focada em criar um ambiente para novos negócios florescerem, a Agência Curitiba de Desenvolvimento é um dos órgãos da administração municipal envolvidos no projeto de transformação da capital paranaense em uma cidade digital, no qual a participação dos cidadão via aplicativo é uma de suas ações.

As postagens no Colab já são classificadas em alguma área abrangida pela administração municipal, como saúde e educação, e são automaticamente localizadas dentro da cidade. Para Paladina, isso é fundamental. "Se há uma concentração muito grande de demandas de saúde em um local, além de ter uma resposta para essa reclamação, é bom ver o que ocorre lá", exemplifica Paladino.

Em Curitiba, o sistema chega a gerar um protocolo para que os cidadãos acompanhem o andamento da solução do problema. Operará por seis meses até que sua permanência seja decidida. As reclamações sobre a capital paranaense podem ser feitas diretamente na página da prefeitura de Curitiba no Facebook.


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