quinta-feira, 26 de junho de 2014

G1: Protestos param apresentação de novos produtos do Google nos EUA


Manifestante acusou empresa de 'colaborar com a CIA'.
Outra mulher protestou contra advogado da empresa, por despejar famílias.
O evento do Google em São Francisco, na Califórnia (EUA), nesta quarta-feira (25) para apresentar novidades foi interrompida em duas ocasiões por manifestantes que protestavam contra a companhia.
Protestos e manifestações no Brasil
"O Google está me expulsando de casa. Jack Halprin [advogado da companhia] está me expulsando e a minha família de nossa casa", gritava uma mulher que obrigou o diretor de engenharia do Google, Dave Burke, a parar seu discurso até que os agentes de segurança a levassem para fora.

A mulher levava um grande cartaz escrito: "Google, tenha consciência. Não deixe que Jack Halprin expulse as pessoas". Ela disse pertencer a uma das famílias que moram em um edifício de propriedade de Jack Halprin, no bairro Missão de São Francisco.

O caso de Halprin se tornou símbolo da tensão social vivida em São Francisco por causa da chegada de milhares de trabalhadores altamente qualificados ao Vale do Silício. O alto poder aquisitivo deles fez os preços dos aluguéis na cidade disparar. Por isso, inquilinos de famílias humildes têm sido despejados. Dezenas de pessoas se concentraram nesta quarta na porta do centro Moscone, de São Francisco, onde acontece a conferência, para protestar contra esses despejos.

Quase uma hora depois do incidente com a mulher, a apresentação do Google teve que ser paralisada novamente por causa da irrupção de uma segunda pessoa. Aos gritos, um homem acusou a companhia de "colaborar com a CIA".

"Trabalham para uma empresa totalitária que constrói robôs que matam as pessoas", gritou o sujeito aos milhares de presentes na conferência de desenvolvedores Google I/O. Ele se referia à aquisição por parte da empresa em dezembro do ano passado da Boston Dynamics, que fabrica robôs com fins militares.

Dez pessoas foram detidas pela polícia na frente da sede do Google em Mountain View, também na Califórnia. Elas reivindicavam a neutralidade na rede. Os ativistas se concentraram durante o dia na frente das instalações do gigante da internet sob o lema "Occupy Google" (Ocupem Google). Foram detidos à noite ao se negarem a abandonar o lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário