quinta-feira, 5 de junho de 2014

Olhar Digital: Empresa chinesa revela tablet de US$ 100 com Windows 8.1


Os esforços da Microsoft por dispositivos mais baratos com Windows 8.1 parecem estar dando resultado. Uma empresa chinesa chamada Emdoor aproveitou a Computex, que acontece em Taiwan, para mostrar um tablet de US$ 100, chamado EM-i8080.

Com uma etiqueta de preço dessas, é claro que o aparelho é bastante básico, mas ele consegue preencher a tela de 8 polegadas com uma boa resolução de 1280 x 800. Por dentro, ele tem 1 GB de memória RAM e um processador Intel Atom Z3735G de 1,33 GHz, com a tecnologia Bay Trail.

Para se encaixar no valor, alguns sacrifícios devem ser feitos. Um deles é no armazenamento interno: são apenas 16 GB de espaço em SSD, mas pelo menos há um slot para um cartão microSD para expansão de memória. A câmera não é detalhada, mas diz-se que tem apenas que ela é bem básica, provavelmente com resolução VGA.

O aparelho é descrito com uma bateria de 18,5 Wh, embora isso não diga muito sobre sua duração, e tem portas MicroUSB e Mini HDMI.

É importante notar que o tablet da Emdoor usa o Windows 8.1 completo, e não o Windows RT. Portanto, ele pode rodar qualquer software desenvolvido para as versões antigas do sistema, sem depender exclusivamente das aplicações da Windows Store.

O EM-i8080 usa o “Windows 8.1 with Bing”, uma versão do sistema mais barata para consumidores e fabricantes. Não há muitas diferenças em relação à versão comum, com uma exceção: o Internet Explorer já tem o Bing configurando como buscador padrão. Os consumidores, porém, têm a liberdade para mudar essa opção se preferirem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário