quarta-feira, 16 de julho de 2014

Folha de S. Paulo: Apple e IBM anunciam parceria para a criação de aplicativos


A Apple e a IBM anunciaram nesta terça-feira (15) uma parceria comercial para desenvolver novas soluções de tecnologia e mobilidade para o mundo corporativo. As duas companhias irão criar 100 aplicativos, para iPhone e iPad, que buscam atender às demandas de segmentos específicos da economia.
Como parte do acordo, a IBM irá comercializar os produtos da Apple junto à sua base mundial de clientes, o que permitirá à parceira ganhar espaço no mercado empresarial. Em contrapartida, a empresa de softwares deverá aumentar a presença de seus produtos em tablets e smartphones.

"Pela primeira vez estamos colocando a renomada capacidade de análise de dados da IBM nas mãos dos usuários do sistema iOS, o que abre uma grande oportunidade de mercado para a Apple", afirmou Tim Cook, presidente da empresa, durante o anúncio oficial da parceria.

A estratégia das companhias é desenvolver aplicativos para resolver problemas enfrentados por indústrias de diferentes ramos: varejo, saúde, sistema bancário, transportes, telecomunicações, seguros, viagens, entre outros.

O acordo comercial representa um momento histórico para as duas companhias. Uma união do tipo, afinal, seria impensável na década de 80, quando a Apple e a IBM disputavam o mercado de computadores pessoais.

Hoje, no entanto, os presidentes das companhias ressaltaram a importância de unir a especialidade de cada uma para o mercado empresarial. "Nossa aliança transformará o modo com o qual as pessoas trabalham, indústrias funcionam e companhias operam", disse Ginni Rometty, CEO da IBM.

O anúncio, divulgado dois dias antes de a IBM publicar seu balanço de segundo trimestre, ocorre em um momento em que a companhia tenta mudar seu foco para software e serviços diante do recuo no mercado de hardware. A parceria também surge em meio a uma série de aquisições de companhias de software para mobilidade. A IBM espera que as vendas de software contribuam com metade de seu lucro total em 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário