A ONG 99 Days of Freedom (99 dias de liberdade) propõe aos frequentadores da rede social que deixem de usá-la por três meses para ver se são mais felizes
O que você faria se não usasse o Facebook por três meses? Deixar de lado comentários, posts, likes e selfies lhe daria mais tempo para ler um livro, sair com amigos ou andar de bicicleta? Você seria mais feliz?
Essa é a proposta da ONG holandesa 99 Days of Freedom (99 Dias de Liberdade), que está convidando os frequentadores da rede social a deixar de usá-la por 99 dias consecutivos e contar se isso os deixou mais felizes. O desafio acontece a reboque de toda a polêmica sobre o experimento psicológico feito secretamente pelo Facebook com 700 mil usuários em janeiro de 2012 e só agora descoberto.
Em busca da felicidade
Merijn Straathof, um dos organizadores do movimento, declarou que, embora muitos usuários tenham ficado irritados em saber das experiências secretas do Facebook, a meta do desafio não é danificar a imagem da rede social.
"O Facebook é uma plataforma incrível. Somos todos usuários e acreditamos que há muitas coisas boas no serviço. Mas também sentimos que há benefícios emocionais óbvios no uso moderado da plataforma e vamos saber daqui a 99 dias", diz Straathof. Segundo ele, nas discussões entre os participantes ficou claro que a verdadeira pergunta que as pessoas precisam fazer é "Como você se sente quando não usa o Facebook?"
Segundo dados do Facebook, seus usuários passam em média 17 minutos por dia na rede social. O que significa que, se aceitar o desafio da ONG e cumprir, você terá 1653 minutos, ou quase 28 horas, para usar com outras coisas na vida.
O grupo divulgou que já tem 1,6 mil pessoas aceitando o desafio. Isso é uma gota d'água no oceano de mais de 1 bilhão de frequentadores da rede social, mas os organizadores esperam que o número de participantes cresça na medida em que a informação sobre o movimento se espalhe.
Ajuda para deixar a rede
A ONG criou um documento com dicas para ajudar os usuários a "dar um tempo" no relacionamento com a rede social. Por exemplo, as instruções sugerem trocar sua foto de perfil pela imagem "99 days of freedom e explicam como criar um relógio de contagem regressiva para os 99 dias.
Os participantes também são convidados a completar anonimamente uma "pesquisa de felicidade" quando completarem as marcas de 33, 66 e 99 dias do desafio. Os resultados serão publicados no site 99daysoffreedom.com que também hospeda um fórum para que os participantes discutam entre si a experiência.
O Facebook não quis comentar sobre o desafio da 99 Days of Freedom.
Viciados em Facebook
Patrick Moorhead, analista da Moor Insights & Strategy, acredita que o desafio é uma resposta emocional ao Facebook e que poderá fazer muitos usuários da rede questionarem o que, de fato, estão fazendo com seu tempo e com que frequência visitam o Facebook.
"Acredito que várias pessoas vão se beneficiar de ficar longe por um tempo mas rapidamente vão voltar. De certa forma estamos viciados no Facebook. Nossos amigos e familiares estão lá, portanto é mais difícil sair", diz Moorhead.
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