terça-feira, 1 de julho de 2014

Info: Google terá controle sobre interface do Android para evitar modificações de fabricantes

Lucas Agrela

Diferentemente do que acontece no mercado de smartphones, o Google irá manter controle sobre a interface das edições do Android para carros, televisões e relógios. As fabricantes poderão instalar aplicativos, mas não poderão mudar a experiência central do sistema. As informações são do Ars Technica.
David Burke, diretor de engenharia do Google, afirma que a medida visa oferecer uma "experiência consistente" do Android ao mudar de dispositivo. Isso também faz com que as atualizações funcionem automaticamente, assim como a empresa faz atualmente no navegador Chrome. Ou seja, pode ser o princípio do fim da fragmentação do sistema, como aponta o Engadget.
"As fabricantes podem colocar a marca nos dispositivos, e eles podem incluir os serviços que quiserem, mas ele deve ser o mesmo", disse Burke sobre a aparência do Android.

Entretanto, o Google não mencionou se a mesma medida será tomada em relação ao segmento de smartphones. Empresas como Huawei, LG, Samsung e Sony modificam a interface do Android com as chamadas skins que alteram bastante a usabilidade dos aparelhos quando comparados com a linha Nexus (Google junto com a LG) ou a Moto (Motorola).

A solução para as fabricantes que não quiserem abrir mão do controle sobre a interface é criar um sistema com base no código-aberto do Android, como a Amazon fez, por exemplo, em seu set-top box Fire TV, que roda o Fire OS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário