quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Idg Now: Chromebooks venderão 5,2 milhões de unidades em 2014, diz Gartner


O Gartner prevê crescimento de 79% este ano. Em 2017 serão 14,2 milhões de unidades. Mercado educacional dos EUA foi o maior comprador em 2013
As vendas globais dos Chromebooks da Google devem crescer 79% este ano, atingindo 5,2 milhões de unidades e praticamente triplicando até 2017, quando atingirão 14,2 milhões de unidades. A previsão é de um estudo do Gartner. Segundo o estudo, o principal motor desse crescimento é o mercado educional dos EUA, que respondeu por 85% das vendas de Chromebook em 2013.

A campeã de vendas no setor foi a Samsung, com fatia de 65% desse mercado, deixando a Acer com 21,4%, HP com 6,8%; Lenovo com 6,7% e Dell com 0,3%. Os números se baseiam nas vendas de 2013, que foram de 2,9 milhões de máquinas. Quando os números de 2014 começarem a ser analisados possivelmente as participações da HP, e mais particularmente, da Acer, terão crescido, já que a empresa lançou esta semana dois modelos de Chromebooks com tela de 13 polegadas, longa vida de bateria e melhor resolução de imagens.

Nas empresas

A analista Isabelle Durand, autora do estudo do Gartner, acredita que os Chromebooks deverão crescer também pela sua adoção em mercados verticais, como bancos e empresas de serviços.

"Ao adotar os Chromebooks e cloud computing, as empresas podem se beneficiar e podem tirar o foco de gerenciamento de dispositivos para o gerenciamento de uma coisa mais importante: seus dados", diz a analista.

Durand argumenta que, para atingir essa audiência mais abrangente, os fabricantes de hardware vão precisar oferecer melhores recursos que endereçem os padrões de uso de cloud. Isso inclui conectividade mais rápida, acesso mais rápido à memória, discos SSD maiores e mais rápidos e um excelente suporte ao usuário.Pequeno gigante

O número que chama a atenção, é claro, são so 14,2 milhões de máquinas em 2017. Ainda pequenas se comparadas com o volume de PCs vendidos, mas bem significativas se pensarmos no movimento global da tecnologia. "A concorrência no mercado de Chromebook está ficando mais intensa, com mais fabricantes lançando seus equipamentos, e já atingindo oito modelos disponíveis em 2014", diz Isabelle Durand.

"Agora que o mercado de PCs não está crescendo com tanta força, os fabricantes estão buscando alternativas de novos negócios. Eles lançaram os Chromebooks para reativar o interesse em portáteis com preços abaixo de US$ 300 já que a bolha dos netbooks se foi."

No lugar dos Netbooks

O Netbook falhou onde o Chromebook prospera: as máquinas ficaram caras por conta do alto custo do Windows. Livres de algumas dessas amarras - com melhores recursos de segurança - os Chromebooks oferecem um melhor retorno de tecnologia por dinheiro investido e um grande número de usuários começa a gostar deles. Sem esquecer que mesmo Ultrabooks caros fazem força para chegar perto do tempo de bateria de um Chromebook de menos de 300 dólares.

O Gartner continua convencido que os Chromebooks se manterão como "mercado de nicho" nos próximos 5 anos. Mas quem garante que os próprios PCs Windows também não terão chegado a nichos nesse período se a Microsoft não conseguir imaginar um tipo de cloud computer Windows.

"Um Chromebook competitivo não é apenas o resultado da combinação de preço e hardware. O que é muito importante é mostrar como a arquitetura baseada em nuvem do equipamento dá vantagens genuínas para os usuários", diz Durand.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário