segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Convergencia digital: Pesquisadores lançam guia para certificação Cloud da CompTIA





Os especialistas em TI, Yuri Diogenes e Manoel Veras, escreveram o primeiro livro em português que serve como guia preparatório para o exame de certificação Cloud Essentials da CompTIA. Com o título “Cloud Essentials Guia Preparatório para o exame CLO-001” o livro fornece a base de conhecimentos sobre o que é CloudComputing, além de todas as tecnologias e preocupações que se deve ter antes da adoção desse modelo.

“A Certificação CompTIA Cloud Essentials é fundamental para qualquer profissional de tecnologia da informação interessado em aprender os conceitos, padrões, práticas e o impacto no negócio decorrente da adoção da computação em nuvem.Essa certificação permitirá que o profissional entenda as características da computação em nuvem e como uma empresa pode tirar proveito desta tecnologia para fins de aprimoramento do negócio”, destaca Yuri Diogenes, um dos autores do livro.

Segundo Marco Carvalho, agente da CompTIA no Brasil, o livro não é voltado apenas para o profissional de TI. Também é válido para o profissional de negócios. Validar seus conhecimentos no que tange ao assunto de computação em nuvem por meio de uma certificação neutra de fabricante, como é o caso do CompTIA Cloud Essentials, é um fator diferencial para qualquer profissional. O livro cobre todos os assuntos da prova CompTIA Cloud Essentials CLO-001. 

Dentre eles estão:
• Os conceitos e características de mercado da computação em nuvem independente da plataforma;
• Entendimento sobre o valor agregado deste modelo ao negócio da empresa;
• Conceitos técnicos a respeito dos tipos e modelos de nuvem;
• Passos padrões para a adoção da computação em nuvem;
• Entendimento do impacto no gerenciamento de TI com a adoção da computação em nuvem no ambiente;
• Os riscos relacionados à segurança, às consequências e fatores de mitigação.

Yuri esclarece que é necessário ter um conhecimento teórico antes de colocar a mão na massa. “Cloud computing deixou de ser uma promessa, já é uma realidade e é preciso ter capacitação nessa área. Aconselho a todos os profissionais que se interessam pelo tema a lerem o livro e buscarem a certificação Cloud Essentials da CompTIA. Pois é uma certificação vendorneutral , ou seja, totalmente independente de qualquer fornecedor de soluções Cloud”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário