quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

COMPUTERWORLD: Philips investe em sistema de iluminação que conversa com smartphones


A rede de iluminação inteligente funciona como uma malha de posicionamento que permite o envio de mensagens para um aplicativo no celular com base na localização do usuário

A Philips está desenvolvendo vários projetos piloto com um sistema de iluminação inteligente para o varejo, capaz de ajudar os lojistas a se comunicarem com os clientes com base na localização deles na loja. O dispositivo de iluminação LED pode ser usado pelos varejistas para enviar dados baseados na localização do cliente, através de um aplicação móvel.

Além de ajudar os usuários a localizarem os produtos o sistema também pode ser usado para o envio de notificações de ofertas promocionais (incluindo o envio de cupons de desconto) e de informações sobre determinados produtos.

O sistema se beneficia de características das lâmpadas LED que formam uma densa rede capaz de funcionar como uma matriz de posicionamento, explica a Philips. Cada equipamento é identificável ​​e comunica a sua posição a uma aplicação instalada no smartphones do cliente.

Ao integrar os serviços de localização no sistema de iluminação, os varejistas interessados em oferecer serviços baseados no posicionamento do cliente não terão de investir em infraestrutura adicional, como acontece no caso dos totens do sistema iBeacon, da Apple, por exemplo.

Os comerciantes estão demonstrando cada vez mais interesse no que os seus clientes fazem dentro das instalações. Nos EUA, alguns estádios optaram por usar tecnologia iBeacon da Apple para levar os serviços baseados em localização a dispositivos iOS e Android, através de Bluetooth LE. Um teste foi feito este ano durante do Super Bowl, mas os resultados não foram tão expressivos. Além disso, várias startups estão oferecendo serviços semelhantes. Geralmente, pretendem ajudar as empresas a recolherem informações sobre os seus clientes ‒ tempos de permanência em determinado local, por exemplo ou o trajeto habitual dentro da loja ‒ e enviar promoções diretamente para os smartphones.

O sistema da Philps estará em demonstração esta semana durante a Euroshop 2014, realizada em Düsseldorf, na Alemanha, junto com outros três sistemas de iluminação da companhia que ajudam a destacar o frescor dos alimentos, a cor das roupas e também a compor a identidade visual de uma marca.

A iluminação precária nas prateleiras de alimentos é um fator que contribui de forma significativa na decisão de compra. As combinações de lâmpadas de LED Phillips ressaltam as cores naturais de frutas e verduras frescas, tornando-as mais atraentes. Testes demonstraram que a solução de iluminação correta provocou um aumento de 47% nas vendas de produtos frescos.

A tecnologia de localização ainda está em teste no exterior e a Phliphs ainda não tem previsão de oferecê-la no Brasil. Mas as outras estarão disponíveis aqui.


Fonte: "COMPUTERWORLD - O portal voz do mercado de TI e Comunicação."Computerworld. N.p., n.d. Web. 20 Feb. 2014. <http://computerworld.com.br/tecnologia/2014/02/19/philips-investe-em-sistema-de-iluminacao-que-conversa-com-smartphones/>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário