terça-feira, 10 de abril de 2012

IDG Now!: Tablet da Google deve ficar para o segundo semestre e custar metade do iPad





Fontes próximas à gigante afirmam que ela está repensando estratégia e deverá posicionar o tablet próximo ao Kindle Fire, que sai por US$ 199.

Os ansiosos por uma resposta da Google ao iPad da Apple terão que esperar um pouco mais. Fontes próximas à companhia afirmam que ela ratardará o lançamento até julho pelo menos, pois está reformulando sua estratégia.

Os rumores acerca de um tablet da gigante das buscas aumentaram em março, quando o portal Digitimes publicou que um dispositivo da marca com tela de 7 polegadas e preço de 200 dólares estava sendo cogitado. Ele seria vendido somente em lojas virtuais, a fim de otimizar sua rede de distribuição.

Segundo site The Verge, a Google acredita que 250 dólares seria um valor alto demais pelo aparelho. OKindle Fire, da Amazon, que sai por 199 dólares, tem conseguido vendas na casa dos milhões de unidades por trimestre, e por isso é visto como um rival.

Quanto ás especificações, o chamado GooglePad supostamente teria um Tegra 3 como processador e conexão Wi-fi apenas. A empresa, porém, talvez seja forçada a optar por um processador de dois núcleos, bastante comum nos tablets atuais, ou reduzir a qualidade da tela para não ultrapassar sua meta de preço.

Uma ameaça ao iPad?

A iniciativa da Google sugere que a Apple também terá de repensar o futuro do iPad. A 499 dólares ele está rapidamente se isolando como um dispositivo topo de linha, enquanto que seus competidores investem para atrair um público que não deseja gastar tanto.

Por quanto tempo a companhia de Cupertino manterá seu domínio dessa forma? Por pouco, aparentemente, se as últimas especulações estiverem certas. Na última quarta-feira (4/04), o especialista em tecnologia John Gruber afirmou que um iPad menor, de 7,85 polegadas, já começara a ser testado.

O iPad tradicional, de 10,1 polegadas, dificilmente terá seu preço reduzido a curto prazo, o que fará com que a Apple desenvolva uma versão menor para não perder uma importante parte do mercado. Steve Jobs, em uma de suas conferências, disse que os tablets de 7 polegadas chegavam “mortos às lojas” e, assim, a empresa teria de desmenti-lo para alterar sua estratégia.

Jobs, afinal, se foi, e o novo CEO, Tim Cook, pensa diferente. Ele recentemente visitou a China para ver as condições de trabalho na Foxconn, que fabrica os produtos da maçã – algo que seu antecessor nunca fez – e permitiu que operadoras locais reduzissem o valor do iPhone. Sugere, assim, que não pretende seguir á risca os preceitos de Jobs, por considerá-los, possivelmente, equivocados.

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