segunda-feira, 11 de junho de 2012

Secom: Empresas estrangeiras de base tecnológica querem se instalar em Camaçari













Duas multinacionais do setor de tecnologia estudam a possibilidade de se instalar na Bahia, no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Ceped), em Camaçari. Na terça-feira (5), representantes da empresa sueca Elekta e da alemã Comsat visitaram a área disponível para a instalação, acompanhados pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, e o diretor do Centro, Miguel Angel Lobo.

De acordo com o secretário, a intenção da Secti é utilizar os espaços ociosos do Ceped para atrair empresas intensivas em tecnologia, com a finalidade de produzir equipamentos e softwares. “Será um prolongamento do Parque Tecnológico da Bahia, só que, em vez de produzir pesquisa, as empresas vão gerar inovação com produtos para a sociedade, além de criar empregos e movimentar a nossa economia”.

O Ceped tem vários galpões e espaços para laboratório disponíveis, além de uma grande área para construção. A iniciativa da Secti conta com a parceria da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e prefeitura de Camaçari, que vai apoiar os novos empreendimentos com infraestrutura e incentivos fiscais. A secretaria entra coordenando o processo de revitalização e gestão do empreendimento.

Equipamento de ponta

Segundo o diretor-geral da clínica Delfin e representante da Elekta, Delfin Gonzalez Miranda, a área tem potencial para despertar o interesse dos suecos, que buscam implantar uma quinta fábrica na América Latina. Atualmente a empresa atua na Suécia, Inglaterra, China e Estados Unidos, fabricando equipamentos de ponta para radioterapia.

O representante da Comsat, Asdrúbal Brandão, destacou que a área tem potencial, mas precisa ser revitalizada. A empresa alemã trabalha com equipamentos de telecomunicações e possui um escritório de desenvolvimento de tecnologia em Salvador, mas busca ampliar sua atuação no estado. “Pretendemos participar da segunda etapa do Parque Tecnológico”, destaca Asdrúbal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário