quarta-feira, 11 de julho de 2012

Folha: Com musiquinhas e animações, Flash dá seus últimos suspiros em sites de restaurantes




Embora o Flash esteja em baixa no mundo móvel, sua presença em alguns tipos de site parece inabalada.

Quer uma prova? Entre na página do seu restaurante preferido. É provável que você encontre animações que parecem eternas, musiquinhas de fundo que não calam e menus que nunca levam ao que você procura.

Nadando contra a corrente da web atual, restaurantes ainda preferem Flash para marcar presença na rede.

"Clientes, donos de restaurantes, adoram coisas se mexendo na tela. Não percebem que estão deixando de lado toda a usabilidade do site", diz o desenvolvedor Ricardo Delcastanher.

Para ele, a culpa também é de quem cria as páginas. Um dono de restaurante não tem a obrigação de saber o que funciona na rede. Isso é coisa para o designer.

E a questão vai além do impacto visual. "Um site simples é bem mais barato de produzir do que um com Flash", escreve Farhad Manjoo, jornalista da revista "Slate", que investigou o tema a fundo no ano passado.

Isso deve começar a mudar quando donos de restaurantes passarem a usar mais tablets e smartphones, prevê Delcastanher.

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